Pular para o conteúdo
Mundo

Cuba recupera parte da eletricidade depois de apagão que deixou milhões de pessoas no escuro

Milhões de pessoas ficaram sem eletricidade por dois dias
Agência Estado -
(freepik)

O governo de Cuba anunciou que parte da eletricidade foi restaurada no país na noite de sábado, 19, após o país sofrer o pior apagão elétrico nos últimos dois anos. Milhões de pessoas ficaram sem eletricidade por dois dias.

O ministro da Energia de Cuba, Vicente de la O Levy, disse que o país tinha 500 megawatts em sua rede elétrica na manhã de sábado, em comparação com os 3 gigawatts normalmente gerados. Em uma publicação na rede social X, antigo Twitter, Levy apontou que “várias subestações no oeste agora têm eletricidade”.

Levy disse ainda que duas termelétricas retornaram o funcionamento e mais duas retomarão suas operações “nas próximas horas”. Metade do país ficou no escuro na noite de quinta-feira, 17. Na sexta-feira, 18, toda a ilha estava sem luz.

Impacto

As ruas da capital cubana, onde vivem 2 milhões de pessoas, estavam silenciosas no sábado, com poucos carros passando depois de uma noite iluminada por velas e lâmpadas. O impacto do apagão vai além da iluminação, uma vez que serviços como o abastecimento de água também dependem de eletricidade.

O apagão foi considerado o pior em Cuba em dois anos, depois que um furacão de categoria 3 danificou instalações de energia e levou dias para o governo consertá-las. Este ano, algumas casas passaram até oito horas por dia sem eletricidade.

Não há estimativa oficial de quando a energia retornará completamente. Mesmo em um país que está habituado a cortes de energia como parte de uma cada vez mais profunda, o colapso de sexta-feira foi enorme.

A na ilha é gerada por meio de oito termoelétricas antigas, que, em alguns casos, apresentam avarias ou estão em manutenção, além de sete unidade flutuantes – que o governo arrenda de empresas turcas.

Medidas de emergência

O governo cubano anunciou medidas de emergência para reduzir a procura de eletricidade, incluindo a suspensão de aulas em escolas e universidades, o cancelamento de alguns locais de trabalho estatais e de serviços não essenciais.

As autoridades locais disseram que a interrupção, que começou em pequena escala na quinta-feira, resultou do aumento da demanda de pequenas e médias empresas e de aparelhos de ar condicionado residenciais.

Cuba atravessa uma crise com falta de alimentos, remédios e apagões crônicos que limitam o desenvolvimento das atividades produtivas, além de uma galopante nos últimos anos.

(Com agências internacionais)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
acidente

Prefeituras de Corumbá e Ladário decretam luto por vítimas de acidente com ônibus na BR-262

depac

Moradora se irrita com obra e agride síndica no Jardim Carioca

psg mundial

PSG envolve, goleia Atlético de Madrid e manda recado ao Botafogo no Mundial de Clubes

balao

Balão com 33 tripulantes cai no interior de SP e uma pessoa morre

Notícias mais lidas agora

Subprodutos e reduflação

De subprodutos a reduflação, fome e vulnerabilidade viram lucro para indústria alimentícia

Secretários de MS seguem em Israel e passam a noite em bunker

Criança que atirou e acertou a mãe está sob cuidados da família e pai ainda será interrogado

cepol amigo

Homem é ferido com facada no pescoço e acusa amigo de cometer o crime

Últimas Notícias

Esportes

Em Campo Grande, Collet vence e assume a liderança da F-Truck

Com a vitória, o gaúcho assume a liderança do campeonato, com uma vantagem de 40 pontos

Mundo

Trump diz achar que há grande chance de um acordo entre Irã e Israel

Trump ainda reafirmou que os EUA seguem apoiando Israel

Mundo

VÍDEO: Terremoto de magnitude 6,1 atinge Lima e deixa ao menos um morto

Epicentro do terremoto foi localizado no oceano, próximo à cidade costeira de Callao

Esportes

Palmeiras empilha chances, mas fica no 0 a 0 com o Porto na estreia do Mundial

Palmeiras foi superior ao time português em campo, mas parou no goleiro do Porto