Chefe de inteligência israelense renuncia por falha em impedir massacre de 7 de outubro
O Brigadeiro-General Yossi Sariel anunciou sua renúncia na quinta-feira por não oferecer proteção contra o ataque brutal do Hamas
Helder Carvalho –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Um importante chefe da inteligência militar israelense anunciou sua renúncia na quinta-feira por não oferecer proteção contra o ataque brutal do Hamas em 7 de outubro.
“A responsabilidade pela parte do 8200 na falha operacional e de inteligência recai inteiramente sobre mim”, escreveu o Brigadeiro-General Yossi Sariel, comandante da Unidade de Inteligência 8200 do exército. “Não consegui entender a necessidade e, portanto, não refleti adequadamente os requisitos da realidade única na fronteira de Gaza.”
Vários relatórios condenatórios alegam que a IDF recebeu briefings detalhados em 2022 sobre descobertas que apontavam para um ataque em larga escala pelo Hamas. No entanto, a inteligência israelense falhou em agir com base nessas informações, nem deu ouvidos aos sinais de alerta que surgiram semanas e horas antes do ataque.
Segundo o Channel 12 News, observadores da IDF testemunharam um exercício militar de larga escala do Hamas em 3 de outubro, simulando os mesmos ataques de foguetes e ataques de infiltração que acabariam por devastar civis israelenses e fazer reféns quatro dias depois. No entanto, esses exercícios de treinamento ameaçadores envolvendo cerca de 170 terroristas foram simplesmente ignorados por fontes de segurança como “apenas mais um exercício” rotineiramente conduzido pelo Hamas na Faixa de Gaza.
Na manhã de 7 de outubro, monitores de inteligência da IDF detectaram cartões SIM israelenses ativados pelo Hamas, levando a uma chamada de avaliação da situação com o chefe do estado-maior militar. O chefe interino da inteligência militar, major-general Aharon Haliva, não participou da chamada, pois ainda estava de férias em Eilat na época. Assim como Sariel, Haliva escolheu aceitar a responsabilidade por suas falhas e renunciou no início deste ano.
Espera-se que a renúncia de Sariel aumente a pressão sobre outras autoridades israelenses de alto escalão, incluindo o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, cujo apoio despencou em meio à raiva por ele não ter conseguido impedir o massacre. Analistas esperam que eventualmente haja uma investigação formal e independente semelhante à Comissão do 11 de setembro nos Estados Unidos após os ataques de 11 de setembro.
*Com Je Wish Breaking News
✅ Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais
Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇
É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: Furacão Milton ganha ‘Big Brother’ com câmeras ao vivo na internet
- VÍDEO: Sob alerta de tempestade, Campo Grande registra rápida chuva de granizo
- Vereador que não conseguiu reeleição morre três dias após eleições em MS
- Casal é feito refém por mais de 8 horas e amarrado durante roubo em sítio de MS
Últimas Notícias
VÍDEO: chuva com ventos fortes causaram ‘cachoeiras’ em unidades de saúde
Os ventos chegaram aos 85km/h em Campo Grande
Botafogo-SP vence Guarani de virada em partida adiada da Série B
Em duelo direto contra o rebaixamento, o Botafogo-SP venceu o Guarani por 3 a 2, nesta quarta-feira, em partida realizada no Estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto, em partida válida pela 23ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. O time de Campinas esteve na frente do placar em duas oportunidades, mas acabou levando dois…
Hulk quebra recorde e Atlético-MG bate o Grêmio em jogo atrasado no Brasileiro
Um dos maiores ídolos recentes da história do Atlético-MG, o atacante Hulk quebrou mais um recorde com a camisa atleticana. Em jogo atrasado da sexta rodada do Campeonato Brasileiro, o camisa 7 foi essencial na vitória por 2 a 1 sobre o Grêmio, nesta quarta-feira, na Arena MRV, contribuindo com um gol e uma assistência.…
Foto tirada de prédio mostra córrego transbordado na região da Rachid Neder
Carros foram arrastados no local
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.