Pular para o conteúdo
Mundo

Ministério da Igualdade Racial notificará autoridades espanholas após racismo contra Vini Jr.

Notificação será enviada na manhã desta segunda-feira
Agência Estado -
vini
Vinicius Jr. (Foto: Divulgação/ Real Madrid)

O Ministério da Igualdade Racial afirmou na noite deste domingo, dia 21, que notificará autoridades espanholas e a La Liga, organização responsável pelo Campeonato Espanhol, por causa dos ataques racistas sofridos pelo atacante brasileiro Vinícius Jr.

De acordo com a pasta, a essão racista contra o Vini Jr. Notificaremos autoridades espanholas e a La Liga. O Governo brasileiro não tolerará racismo nem aqui nem fora do Brasil! Trabalharemos para que todo atleta brasileiro negro possa exercer o seu sem passar por violências”, prometeu o Ministério em seu perfil no Twitter.

Também no Twitter, a Ministra Anielle Franco prestou suas solidariedades ao atleta do . “Inaceitável! O peito chega aperta de tanta indignação! Até quando teremos que lidar com isso!? Chega de racismo!!!!!!!!!”, escreveu na rede social. “Independente de brilhar como Vini brilha, o racismo não dá sossego. Vamos trabalhar para superar todo o odioso racismo que jogadores brasileiros ainda sofrem dentro e fora dos campos e das quadras.”

Há menos de duas semanas, Anielle Franco esteve na para assinar um acordo que visava o combate ao racismo e a xenofobia no cenário internacional. A articulação foi mediada pela ministra brasileira e pela ministra da Igualdade da Espanha, Irene Montero e teve como um dos destaques a “atenção especial à luta contra o racismo nas atividades esportivas”.

O brasileiro Vinicius Junior foi mais uma vez vítima de racismo na Espanha. Parte da torcida do Valencia, que enfrentou e venceu o Real Madrid neste domingo por 1 a 0, gritou insultos racistas direcionados ao jogador brasileiro no segundo tempo da partida, que foi paralisada pelo árbitro por causa das ofensas.

São muitos os episódios de racismo contra Vini Jr e poucas as punições da LaLiga, responsável por organizar o Campeonato Espanhol. Recentemente, o brasileiro depôs na Justiça espanhola no âmbito do caso em que foi xingado de “macaco” por um torcedor do Mallorca em fevereiro deste ano.

“Não foi a primeira vez, nem a segunda e nem a terceira. O racismo é o normal na La Liga. A competição acha normal, a Federação também e os adversários incentivam. Lamento muito. O campeonato que já foi de Ronaldinho, Ronaldo, Cristiano e Messi hoje é dos racistas”, afirmou o atleta em seu perfil no Twitter

O brasileiro ainda alertou para a imagem que o país passa para o exterior ao permitir que tais ataques aconteçam na maior competição esportiva da nação. “Uma nação linda, que me acolheu e que amo, mas que aceitou exportar a imagem para o mundo de um país racista. Lamento pelos espanhóis que não concordam, mas hoje, no Brasil, a Espanha é conhecida como um país de racistas “

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
cepol amigo

Homem é ferido com facada no pescoço e acusa amigo de cometer o crime

Criança resgatada em helicóptero foi removida com ferro transfixado próximo ao abdômen

Embalado, Brasil faz 3 a 0 na invicta Eslovênia na Liga das Nações

f1 russell

Russell vence GP do Canadá de F-1 em dia de briga na McLaren; Bortoleto chega em 14º

Notícias mais lidas agora

Subprodutos e reduflação

De subprodutos a reduflação, fome e vulnerabilidade viram lucro para indústria alimentícia

Secretários de MS seguem em Israel e passam a noite em bunker

Criança que atirou e acertou a mãe está sob cuidados da família e pai ainda será interrogado

Preso casal que tentou matar desafeto esfaqueado em Campo Grande

Últimas Notícias

Cotidiano

Prefeituras de Corumbá e Ladário decretam luto por vítimas de acidente com ônibus na BR-262

Seleção encerra 1ª semana do torneio no Rio de Janeiro na 3ª posição

Polícia

Moradora se irrita com obra e agride síndica no Jardim Carioca

Autora deu um soco nas costas da idosa

Esportes

PSG envolve, goleia Atlético de Madrid e manda recado ao Botafogo no Mundial de Clubes

PSG encara o Botafogo na próxima rodada do Mundial

Brasil

Balão com 33 tripulantes cai no interior de SP e uma pessoa morre

O piloto tentou pousar em áreas inadequadas e não conseguiu