Macron vai à China discutir guerra na Ucrânia e exalta papel de Xi Jinping
Aproximação ocorre num momento em que a China ganha protagonismo diplomático no cenário mundial
Agência Estado –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O presidente da França, Emmanuel Macron, e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen chegaram à China nesta quarta-feira, 5, na mais recente visita de líderes europeus a Pequim. Macron defendeu o papel do líder chinês Xi Jinping na busca por um acordo de paz que coloque fim à guerra na Ucrânia. Essa aproximação ocorre num momento em que a China ganha protagonismo diplomático no cenário mundial e o conflito chega a um impasse militar no front que prejudica a economia europeia.
“A China, justamente por sua relação estreita com a Rússia, reafirmada nos últimos dias, pode desempenhar um grande papel no conflito na Ucrânia”, disse Macron em um discurso na embaixada francesa em Pequim, em referência à recente visita do presidente chinês, Xi Jinping, a Moscou.
“A China afirmou seu compromisso com a Carta da ONU. A integridade territorial e a soberania das nações fazem parte desta. E acredito que defendê-las também é caminhar juntos e tentar encontrar um caminho para a paz”, acrescentou o líder francês.
Macron está na China para uma visita de Estado de três dias, na qual espera convencer Pequim a assumir um compromisso contra a invasão russa da Ucrânia e aspira estreitar laços com o país asiático, um parceiro comercial chave.
Em seu discurso para a comunidade francesa, Macron também pediu à Europa que não se separe da China no plano econômico e disse que é necessário “um compromisso com vontade para manter uma relação comercial” com Pequim.
No fim de março, o primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, também esteve em Pequim e defendeu uma visão similar a de Macron
Diplomacia chinesa
Cada vez mais países vêm defendendo um acordo para pôr fim ao conflito, que desde o ano passado contribui para a alta da inflação global de preços. Os países europeus, mais afetados pelas retaliações russas na venda de petróleo e gás, têm se pronunciado de maneira cada vez mais assertiva sobre isso, apesar de fornecerem apoio a Volodmir Zelenski.
Mesmo nos Estados Unidos, principal defensor de Kiev na comunidade internacional, o respaldo já não é mais unânime.
Nos últimos meses, a China tem se colocado como mediador de conflitos internacionais. Em março, selou um acordo de retomada de relações diplomáticas entre Arábia Saudita e Irã, dois rivais geopolíticos regionais.
A proximidade de Xi Jinping com o líder russo, Vladimir Putin, no entanto, abre margem para temores de que a China possa fortalecer um acordo que beneficie os russos, responsáveis pela agressão à Ucrânia iniciada no ano passado. (Com agências internacionais).
Notícias mais lidas agora
- Mulher é esfaqueada no tórax pelo marido e encontrada ensanguentada em frente de casa em MS
- Com mudanças no feriado, repartições municipais estarão fechadas a partir desta quinta-feira
- Governo do Estado altera Dia do Servidor Público e decreta ponto facultativo em 14 de novembro
- Duas mulheres e uma adolescente são resgatadas por PMs após ficarem ilhadas em correnteza em Campo Grande
Últimas Notícias
Prazo para envio da prova de títulos do ‘Enem dos Concursos’ encerra nesta sexta-feira
A prova de títulos é destinada aos candidatos selecionados em funções que exigem formações específicas
TSE derruba candidatura de prefeito eleito em Bandeirantes
O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) indeferiu a candidatura do prefeito eleito em Bandeirantes, Álvaro Nackle Urt (PSDB). A decisão publicada nessa quinta-feira (10), se baseia na cassação de Urt como prefeito do município 69 quilômetros distante de Campo Grande, em decorrência de infrações político-administrativas entre 2016 e 2020. De acordo com o TSE, essas infrações…
1 ano após assassinato de Eraldo, defesa de réu pede anulação de provas e de perícia sobre celular
Eraldo foi assassinado aos 42 anos no dia 11 de outubro de 2023
Mulher é esfaqueada no tórax pelo marido e encontrada ensanguentada em frente de casa em MS
Homem pulou para para se esconder na casa de vizinhos
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.