Com passageiros, avião saudita é atingido por tiros durante conflito no Sudão

Uma companhia aérea egípcia anunciou que suspenderá temporariamente seus voos para o aeroporto de Cartum por 72 horas

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Avião como o da foto foi alvo de tiros, nenhum passageiro se feriu. (Foto: Divulgação/Saudia)

Um avião da companhia Saudia foi alvo de tiros neste sábado (15), no Aeroporto Internacional de Cartum, no Sudão, quando se preparava para descolar para Riad. A tripulação e os passageiros a bordo foram evacuados e não sofreram ferimentos, segundo informou a aérea.

Em comunicado, a Saudia disse que a tripulação está na embaixada da Arábia Saudita no Sudão e os passageiros estão bem, ao mesmo tempo em que a empresa ordenou o retorno de todos os aviões com destino ao Sudão devido aos confrontos entre o Exército sudanês e o grupo paramilitar FAR (Forças de Apoio Rápido).

O ataque aconteceu às 7h (1h de MS), duas horas antes do início dos combates entre as partes em conflito.

O general Abdel Fattah al Burhan, presidente do Conselho Soberano do Sudão e líder das Forças Armadas, afirmou hoje em entrevista à emissora catariana “Al Jazeera” que “as Forças de Apoio Rápido infiltraram-se no aeroporto e queimaram algumas aeronaves”, sem especificar as empresas afetadas.

<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”en” dir=”ltr”>In light of the information received about the instable security situation in Sudan, EGYPTAIR announces to its valued customers that it will temporarily suspends its flights to Khartoum Airport, starting today, Saturday, April 15, 2023, for 72 hours, <a href=”https://t.co/aKqTXBh6Ee”>pic.twitter.com/aKqTXBh6Ee</a></p>&mdash; EGYPTAIR (@EGYPTAIR) <a href=”https://twitter.com/EGYPTAIR/status/1647220499431161857?ref_src=twsrc%5Etfw”>April 15, 2023</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>

A companhia aérea egípcia Egyptair também anunciou por meio de sua conta oficial no Twitter que suspenderá temporariamente seus voos para o aeroporto de Cartum, a partir de hoje e por 72 horas devido à “situação instável de segurança no Sudão”.

Segundo publicado no UOL, no meio da manhã deste sábado, as FAR afirmaram controlar o aeroporto internacional de Cartum, o maior do Sudão, uma alegação que Al Burhan desmentiu. Estes confrontos explodiram dois dias depois de o Exército ter alertado que o país atravessava uma “conjuntura perigosa” que poderia levar a um conflito armado depois que unidades das FAR “se mobilizaram” na capital Cartum e em outras cidades.

Essa mobilização ocorre em meio às negociações para chegar a um acordo político definitivo que ponha fim ao golpe de 2021 e conduza o Sudão a uma transição democrática, pacto cuja assinatura foi adiada duas vezes neste mês de abril justamente por conta das tensões entre o Exército e as FAR.

Conteúdos relacionados