Berlusconi foi um dos políticos mais populares, longevos e polêmicos da Itália
Silvio Berlusconi, o magnata da mídia que foi o primeiro-ministro da Itália mais longevo da história, morreu nesta segunda-feira, 12, aos 86 anos. Berlusconi foi um dos políticos mais populares, longevos e polêmicos da Itália. Ele é o precursor do político populista que chega ao poder com um discurso antissistema. Berlusconi ficou ao todo nove […]
Agência Estado –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Silvio Berlusconi, o magnata da mídia que foi o primeiro-ministro da Itália mais longevo da história, morreu nesta segunda-feira, 12, aos 86 anos. Berlusconi foi um dos políticos mais populares, longevos e polêmicos da Itália. Ele é o precursor do político populista que chega ao poder com um discurso antissistema. Berlusconi ficou ao todo nove anos e um mês no cargo de primeiro-ministro, sendo o político que mais tempo comandou a Itália após a queda do regime fascista depois da 2ª Guerra Mundial (1939-45). “Sou o número um”, dizia ele.
Após uma série de escândalos sexuais, inúmeras alegações de corrupção e uma condenação por fraude fiscal, sua popularidade entrou em declínio e seu partido não conseguiu voltar ao poder. Mesmo assim, Berlusconi fez um retorno político em 2022, ao se eleger senador. Ele também foi peça central para que a direitista Giorgia Meloni conseguisse formar uma coalizão e se tornar premiê, no ano passado.
Passado de escândalos
Desde 1994 na política, Berlusconi foi primeiro-ministro por nove anos e dominou a política de seu país durante duas décadas, apesar dos escândalos sexuais e processos judiciais que mancharam sua imagem. Para milhões de italianos, seu governo representa uma idade de ouro da economia italiana.
A sociedade financeira da família Berlusconi, a Fininvest, inclui canais de televisão, como a Mediaset e jornais. Apaixonado por futebol, ele também presidiu o Milan por 31 anos antes de vender o clube em 2017 para investidores chineses.
Sua primeira condenação ocorreu em agosto de 2013. A sentença de prisão de quatro anos por fraude fiscal – três dos quais foram abolidos por uma anistia – foi confirmada pelo Tribunal de Cassação. Ele cumpriu a sentença no ano seguinte, na forma de serviço comunitário.
Pai de cinco filhos de dois casamentos e avô de vários netos, o magnata voltou a se casar em 2020, com a ex-modelo Marta Fascina, de 33 anos, que foi eleita deputada pelo Força Itália no ano passado.
Berlusconi sofria de leucemia há algum tempo. Ele estava internado desde o fim da semana passada para realizar exames de rotina, mas seu estado de saúde piorou. A Mediaset, rede de televisão do magnata, anunciou sua morte com uma foto sorridente do ex-premiê em seu site e a manchete: “Berlusconi está morto”.
Berlusconi havia sido internado na última sexta-feira (9), para passar por uma série de exames de rotina relacionados com a leucemia. Nos últimos anos, ele também sofreu de doenças cardíacas e câncer de próstata, além de ter sido internado por covid-19, em 2020. Fontes: Associated Press e Dow Jones Newswires.
Notícias mais lidas agora
- ‘Irmandade’: Abalados, colegas de trabalho lamentam morte de policial em delegacia de Campo Grande
- Envolvido em latrocínio de PM há 10 anos morre em confronto com o Choque no Jardim Colúmbia
- Motociclista tem a perna amputada após colisão com carro no Jardim Tijuca em Campo Grande
- Menino de 1 ano deixa família perplexa ao aprender a falar palavra inusitada: ‘com certeza ouviu’
Últimas Notícias
Vigilância afirma que substância apreendida em MS é 6,5 vezes mais prejudicial que cigarro
Primeira apreensão nacional de Snus foi realizada em Campo Grande e agora está sob investigação da Polícia Federal
Ex-prefeito e secretários se livram de pagar R$ 500 mil após flagra de fraude em concurso
Esquema foi revelado após operação da Polícia Federal em 2018
Mato Grosso do Sul registra aumento de motoristas com atividade remunerada na CNH
A informação é importante para quem trabalha como motorista, seja transportando pessoas ou bens e mercadorias
Motociclista de MS morre após batida com carro na BR-163 no Paraná
Motociclista tinha 37 anos
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.