Os moradores de Santa Isabel, na Argentina, ficaram assustados após uma invasão de besouros. O aparecimento desses animais é considerado comum nesta época do ano, mas ainda assim a quantidade acima da média chamou atenção e virou até caso de polícia.

Esses besouros são chamados de  “cascarudos” ou “bicho torito”, no Brasil são conhecidos como “coró das pastagens”. Entre o fim de 2021 e começo de 2022, já era possível notar um aumento dos insetos na região.

O calor intenso que atinge a região, com temperaturas que se aproximam dos 50ºC, pode ter causado uma “superpopulação” destes besouros, atraídos pela luz. Até mesmo ocorrências policiais foram registradas, em sua maioria para a retirada dos insetos.

“A quantidade de besouros é inacreditável. Em alguns lugares, eles causaram danos nos prédios. Nas estações de polícia, eles conseguiram levantar a proteção que cobre o telhado e em alguns comércios os próprios telhados foram danificados. Há relatos de tubulações afetadas pelos bichos”, afirmou o chefe da polícia de Santa Isabel, Omar Sabadini. 

Os besouros não causam danos à saúde, mas, de acordo com autoridades locais, eles podem colidir violentamente com qualquer coisa que cruzar o seu caminho. Por isso, para evitar “ferimentos de impacto”, os moradores da região são orientados a cobrir os olhos e o rosto. Um caso semelhante de invasão de besouros ocorreu em Buenos Aires no ano de 2012, quando os animais se espalharam pelos bairros de Núñez, Palermo e Recoleta.

*Com informações do JP News.