Rússia: chefe de defesa alerta para provocação de ‘bomba suja’ da Ucrânia
Moscou luta para conter os avanços ucranianos no sul e está construindo posições defensivas em antecipação às ofensivas ucranianas
Agência Estado –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O chefe de defesa da Rússia alegou neste domingo, 23, que a Ucrânia estava preparando uma “provocação” envolvendo um dispositivo radioativo, uma afirmação dura que reflete as crescentes tensões enquanto Moscou luta para conter os avanços ucranianos no sul e está construindo posições defensivas em antecipação às ofensivas ucranianas em outros lugares.
O ministro da Defesa da Rússia, Sergei Shoigu, fez as alegações em telefonemas com seus colegas da Grã-Bretanha, França e Turquia. Ele também falou com o secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin, em sua segunda ligação em três dias.
O Ministério da Defesa da Rússia disse que Shoigu expressou preocupação com “possíveis provocações ucranianas envolvendo uma ‘bomba suja’” – um dispositivo que usa explosivos para espalhar resíduos radioativos, que não tem o efeito devastador de uma explosão nuclear, mas pode expor amplas áreas à contaminação radioativa.
A Grã-Bretanha rejeitou fortemente as alegações. O conselheiro presidencial da Ucrânia, Mykhailo Podolyak, também descartou as alegações de Shoigu como um “absurdo absoluto e bastante previsível daqueles que acreditam que mentem descaradamente e fazem as pessoas acreditarem nisso”.
Autoridades russas repetidamente fizeram alegações de que a Ucrânia poderia detonar uma bomba suja em um ataque de bandeira falsa e culpar Moscou. As autoridades ucranianas, por sua vez, acusaram o Kremlin de elaborar tal plano.
Nas últimas semanas, a Ucrânia concentrou sua contraofensiva principalmente na região de Kherson. Seus implacáveis ataques de artilharia cortaram as principais travessias do rio Dnieper, que corta a região sul, deixando as tropas russas na margem oeste sem suprimentos e vulneráveis ao cerco.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Taxas avançam com mensagem dura do Copom e pessimismo fiscal
Em meio ainda à maior cautela no ambiente externo
Câmara aprova fim da cobrança de roaming entre países do Mercosul
O texto segue para análise do Senado
Rompimento de fibra ótica deixa serviços de prefeitura em MS fora do ar
Prefeitura de Corumbá ficou com serviços fora do ar nesta quinta
Natal: instituto identifica itens da ceia com peso abaixo do anunciado
A Operação Pente Fino Natal fez a verificação entre 25 de novembro e 6 de dezembro
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.