Fim das noites mal dormidas e da cabeça girando após uma noite intensa de bebidas. Um remédio que promete acabar com a ressaca após a bebedeira começou a ser vendido nesta segunda-feira (4) no . A pílula chega com a “promessa milagrosa” de deixar os consumidores de bebidas alcoólicas revigorados na manhã do dia seguinte.

Conforme a empresa farmacêutica sueca De Faire, que desenvolve o medicamento em parceria com o Instituto de Ciência e Saúde Pfutzner, da Alemanha, o remédio deve ser tomado, no mínimo, uma hora antes de ingerir a bebida alcoólica.

O composto contém as bactérias Bacillus Coagulans e Bacillus Subtilis e o aminoácido L-Cisteína. Esses microrganismos são responsáveis por decompor o álcool em água e dióxido de carbono, culminando na retirada de ácido acético produzido pelo fígado.

Com o uso do remédio, o álcool, que seria normalmente decomposto pelo fígado em acetaldéido (substância que produz ácidos tóxicos ao corpo, provocando a ressaca), passa a ser processado pelo intestino.

Como vai agir no corpo?

A indicação é que a medicação seja consumida em dois comprimidos, uma hora antes de beber. O efeito do remédio, que se inicia logo após a ingestão, segue por 12 horas no corpo. Com 30 minutos depois do consumo de bebida alcoólica, a redução da concentração do álcool no sangue chega a 50%.

A eficácia do Myrkl foi testada em estudos promovidos pela fabricante. Ficou constatado que pessoas que beberam duas taças de vinho, ingerindo antes as pílulas, absorveram 70% menos álcool, no paralelo com quem não tomou.

Esgotados

Segundo a apuração do site Valor Econômico, a pílula que ainda nem foi lançada, já esgotou no Reino Unido. Em um anúncio nas redes sociais, a farmacêutica De Fairy Medical AB disse que “devido a uma demanda sem precedentes” vendeu todo o estoque disponível do medicamento Myrkl em apenas 24 horas.

“Vamos ter novo estoque disponível nos próximos dias”, afirmou a companhia. “Se você já fez o pedido, ele será encaixado no cronograma de entregas; mas não vamos aceitar novos pedidos no site até a chegada de mais produtos.”

Mas não demorou tanto para a empresa repor os estoques: a farmacêutica já renovou o lote dos medicamentos vendidos por 30 libras (cerca de R$193)

As entregas estão previstas para recomeçar no dia 11 de julho no Reino Unido, na Irlanda, França, Alemanha, Suíça, Áustria, e todos os países nórdicos. Um site dedicado aos será lançado em agosto.

*Com informações do site Olhar Digital e Valor Econômico