Pular para o conteúdo
Mundo

Putin ameaça limitar exportações de grãos da Ucrânia e faz acusasões ao Ocidente

O líder russo acusou os países europeus de agirem novamente como colonizadores.
Agência Estado -
Putin
Presidente russo Vladimir Putin (Alexei Druzhnin)

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, ameaçou limitar as exportações de da , alegando falsamente que o Ocidente está enganando os países em desenvolvimento ao reter grande parte dos estoques de alimentos destinados a evitar uma crise global de fome.

Em sessão no Fórum Econômico na cidade russa de Vladivostok, no Extremo Oriente, Putin disse que, sob um acordo de intermediado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e a , apenas dois dos 87 navios, transportando 60 mil toneladas de alimentos, foram destinados ao Programa Alimentar Mundial. “O que estamos vendo é outra enganação descarada”, afirmou Putin. “É uma enganação da comunidade internacional, um enganação aos parceiros na África e outros países que precisam urgentemente de comida. É apenas uma fraude, uma atitude grosseira e arrogante em relação aos parceiros por quem tudo isso foi supostamente feito”, acusou.

Putin informou que entraria em contato com o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, para discutir a possibilidade de limitar a exportação de grãos e alimentos da Ucrânia. O líder russo acusou os países europeus de agirem novamente como colonizadores.

Ele argumentou que, com a abordagem do Ocidente ao acordo de grãos, “a escala dos problemas alimentares no mundo só aumentará, o que pode levar a uma catástrofe humanitária sem precedentes”. “Espero que a situação eventualmente mude”, ressaltou.

A ameaça do líder do Kremlin expõe o risco de que a Rússia possa minar o acordo de grãos por meio de objeções processuais. Para continuar funcionando, o acordo requer a cooperação de Rússia, Ucrânia, Turquia e ONU, as quatro partes que assinaram o acordo em julho. Nem a Rússia nem a Turquia têm qualquer controle direto sobre para onde a Ucrânia exporta seus produtos alimentícios no mercado internacional.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Viúvo doa acervo pessoal de Paulo Gustavo para leilão; veja quais são os itens

pertences de eliza samudio

Na esperança de encontrar restos mortais, mãe recebe objetos de Eliza Samúdio

estátua

Suspeitos de sequestro e extorsão são soltos após audiência de custódia em MS

Rixa de grupos rivais seria motivação para assassinato de adolescente de 16 anos em MS

Notícias mais lidas agora

JBS poderá pagar multa sobre valor milionário se recusar conciliação com moradores

Consórcio Guaicurus pede na Justiça devolução de multas com juros e correção monetária

Alexandre de Moraes determina que Bolsonaro use tornozeleira e fique sem redes sociais

Criminoso é condenado a 23 anos de prisão por estupro de vulnerável em MS

Últimas Notícias

Cotidiano

Bolsa Família injeta R$ 129 milhões em Mato Grosso do Sul e beneficia 190 mil famílias em julho

Os pagamentos do Bolsa Família iniciam nesta sexta-feira (18) e segue até o dia 31

Cotidiano

Beneficiários do INSS madrugam atrás de atendimento para receber ressarcimento

Só em Campo Grande, são 11 agências dos Correios habilitadas para atender aposentados e pensionistas

Política

Deputado cita Zambelli e vê ação da PF caminho para Bolsonaro não listar entre fugitivos do 8/01

O parlamentar comentou ostensiva contra o ex-presidente e afirmou que a imposição do uso de tornozeleira já era defendida pelo PT

Brasil

‘Suprema humilhação’: após colocar tornozeleira, Bolsonaro diz que PGR não tem provas

Questionado se vai respeitar as medidas impostas, Bolsonaro disse que não responderia a essa pergunta