O gorila macho mais velho do mundo, Ozzie, de 61 anos, morreu na última terça-feira (25), no zoológico de Atlanta, nos Estados Unidos. O anúncio foi feito pelo próprio zoológico por uma publicação nas redes sociais.

Ozzie era o terceiro gorila mais velho do mundo e sua causa de morte ainda não foi confirmada, conforme o comunicado à imprensa, que também detalhou que o animal foi encontrado morto pela equipe do local. Especialistas do zoo aguardam resultados de uma necropsia para averiguar o que levou o animal à morte. Há análise se a morte tem relação com Covid-19, já que o gorila foi diagnosticado em setembro de 2021. Ele teve sintomas leves e se recuperou bem.

Na publicação feita pela instituição, todos sentiam muito pela perda do animal. “Nossos corações estão partidos com a passagem de uma lenda. Estamos devastados em compartilhar que Ozzie, o gorila macho mais velho do mundo, morreu aos 61 anos”, afirma a publicação.

A morte do gorila ocorre poucos dias depois que sua companheira de habitat, Choomba, foi sacrificada devido a um declínio em sua saúde. Ela tinha 59 anos. Os dois viviam juntos na mesma área de habitat no Zoo Atlanta e estavam juntos há mais de 15 anos.

(Com supervisão de Guilherme Cavalcante)