Otan assina protocolos de adesão de Finlândia e Suécia à aliança militar internacional
Aprovação na Turquia ainda é um desafio em aberto, apesar da aceitação inicial.
Agência Estado –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Os 30 aliados da Otan assinaram os protocolos de adesão da Finlândia e da Suécia nesta terça-feira, 5, enviando as propostas de adesão das duas nações às capitais da aliança para aprovações legislativas. A medida aumenta ainda mais o isolamento estratégico da Rússia desde a invasão da Ucrânia em fevereiro, e representa uma expansão da influência ocidental em direção ao Leste.
“Este é realmente um momento histórico para a Finlândia, para a Suécia e para a Otan”, disse o secretário-geral da aliança, Jens Stoltenberg.
Os 30 embaixadores e representantes permanentes aprovaram formalmente as decisões da cúpula da Otan da semana passada, quando a aliança tomou a decisão histórica de convidar a vizinha Finlândia e a parceira escandinava Suécia para se juntar à aliança militar.
Apesar do acordo, a efetivação dos novos Estados-membros ainda dependem da aprovação dos pedidos nos Parlamentos de cada um dos países da aliança – e a aprovação na Turquia ainda é um desafio em aberto, apesar da aceitação inicial.
Na semana passada, o líder turco Recep Tayyip Erdogan alertou que Ancara ainda pode bloquear o processo se os dois países não atenderem plenamente exigências da Turquia – Ancara pede há anos para Estocolmo a extradição de ativistas curdos e pessoas próximas ao movimento fundado pelo pregador Fethullah Gülen, acusado pelas autoridades turcas de estimular a tentativa de golpe de Estado de julho de 2016.
Ainda assim, uma recusa da Turquia permanece uma ameaça preocupante, uma vez que a adesão à Otan deve ser formalmente aprovada pelos 30 países, o que implica que cada um possui poder de veto.
Stoltenberg disse que não esperava nenhuma mudança de opinião. “Havia preocupações de segurança que precisavam ser abordadas. E fizemos o que sempre fazemos na Otan. Encontramos um terreno comum.”
Cada nação da aliança tem diferentes desafios legislativos e procedimentos para lidar, e pode levar vários meses para que os dois se tornem membros oficiais.
“Aguardo um rápido processo de ratificação”, disse o ministro das Relações Exteriores da Finlândia, Pekka Haavisto. A invasão russa da Ucrânia deu maior urgência ao processo. Abrigará as duas nações na aliança militar ocidental e dará à Otan mais influência, especialmente diante da ameaça militar de Moscou.
A ministra das Relações Exteriores da Suécia, Ann Linde, declarou que a “assinatura dos protocolos de adesão é um passo importante para nossa integração plena. A próxima fase será o processo de ratificação em cada um dos países aliados”.
“Seremos ainda mais fortes e nosso povo ficará ainda mais seguro ao enfrentarmos a maior crise de segurança em décadas”, disse Stoltenberg. (COM AGÊNCIAS INTERNACIONAIS)
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Mulher é presa ao tentar entrar em presídio de Corumbá com maconha escondida na calcinha
Suspeita disse que levaria a droga para o marido e que ele repassaria o entorpecente para outro detento
Com mais de 70% da população adulta acima do peso, demanda por cirurgias bariátricas cresce em MS
Até setembro de 2024, Campo Grande registrou 112 cirurgias bariátricas realizadas pelo SUS
Filho de Viih Tube recebe alta após 20 dias e diagnóstico é revelado; confira
Após 20 dias de internação, Ravi recebeu alta médica; pela primeira vez, os médicos revelaram qual é o diagnóstico do filho de Viih Tube
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.