NASA revela imagens 'secretas' de Júpiter capturadas por telescópio que busca vida alienígena

Fotos revelam detalhes que podem ajudar cientistas a entender o universo
| 14/07/2022
- 16:39
Júpiter
Novas imagens revelam detalhes de Júpiter nunca vistos antes. (Imagem: NASA / Divulgação)

A NASA (Agência Espacial dos Estados Unidos) revelou 'em segredo' duas novas imagens do planeta Júpiter, que faz parte do nosso sistema solar. As 'fotos' foram capturadas pelo superpotente telescópio espacial James Webb, que será usado também para ajudar a NASA a descobrir vida alienígena.

Na terça-feira (12), a agência espacal divulgou uma série de imagens do 'Universon Profundo' com galáxias distantes e nebulosas (nuvens de poeira interestelar) com detalhes nunca vistos antes.

Já nas fotos vazadas nesta quinta-feira (14), as imagens do maior planeta do nosso sistema solar são tão espetaculares quanto as primeiras. Também são importantes para os estudos sobre o espaço.

Dessa forma, o objetivo do James Webb foi capturar detalhes das luas e dos anéis de Júpiter. “Esperava-se que observar um planeta brilhante e seus satélites e anéis fosse um desafio, devido à luz dispersa que pode afetar o instrumento científico empregado, mas também o sensor de orientação fino deve rastrear estrelas-guia perto do planeta brilhante”, diz a NASA em documento.

Júpiter
Novas imagens de infravermelho do planeta Júpiter. (Imagens: NASA / Divulgação)

Então, o relatório informa que o novo telescópio também ajudará os cientistas a entenderem o espaço próximo de nós, como nossos planetas vizinhos.

Por fim, a NASA informa que o James Webb superou todas as expectativas. “Com capacidades revolucionárias, o JWST deu início ao primeiro de muitos anos de descoberta científica", finaliza a agência.

Veja também

Últimas notícias