A ameriacana Diana Armstrong bateu recorde mundial com as unhas femininas mais longas do mundo: 13 metros somadas. Ao ser oficializada pelo Guiness World Records, ela revelou o motivo de não cortá-las por 25 anos.

Conforme os técnicos do Guiness, a unha mais longa de Diana é a do polegar direito, com 1,38 metro, e a mais curta é a do mindinho esquerdo, que tem 1,09 metro.

Ela revelou que pinta as unhas a cada quatro ou cinco anos e conta com a ajuda dos netos. Para isso, usa cerca de 15 a 20 vidros de esmalte e até ferramenta de carpintaria.

Outro fato curioso é que as unhas a impossibilitam de executar algumas tarefas. Assim, precisou desenvolver habilidades com os pés como abrir a porta da geladeira. Abrir e fechar zíper de roupa é um pequeno ato que ela deixou de conseguir fazer há um tempo.

Apesar de todo esse trabalho e dificuldade, Diana disse à Guiness que não tem intenção de cortar as unhas e revela o motivo por mantê-las assim há tanto tempo. “Acho que minhas unhas são bonitas. Para outra pessoa talvez não sejam, mas para mim elas são. Minha [outra] filha me ligou e me disse ‘, Tisha não acorda.' Aquele foi o pior dia da minha vida”, revelou, lembrando da última vez que cortou as unhas, em 1997, quando a filha dela, com 16 anos, sofreu um ataque de asma durante o sono e morreu.

Era sua filha que cuidava das unhas da mãe e, por isso, ela decidiu não mais cortá-las. “Ela era a única que fazia minhas unhas. Ela lixava e pintava para mim. Ela tinha feito minhas unhas na noite anterior e ficamos acordadas a noite toda, então eu simplesmente não consegui cortar minhas unhas depois disso”, contou.

Por fim, ela diz que deixar as unhas crescendo é uma forma de manter a filha falecida viva em seus pensamentos e corpo.