Milhões de besouros invadem cidade na Argentina em meio à onda de calor

A invasão de besouros ocorre devido ao calor intenso que faz com que os insetos saiam do solo para completar seu ciclo reprodutivo

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Besouros invadem cidade argentina em meio a onda de calo
Besouros invadem cidade argentina em meio a onda de calo

A cidade de Santa Isabel, na Argentina, foi invadida por milhares de besouros em meio a uma onda de calor que atinge a região nesta semana. A invasão dos insetos ocorre devido ao calor intenso, que faz com que os insetos saiam do solo para completar seu ciclo reprodutivo. O que assusta é a grande quantidade dos bichos.

Segundo informações da imprensa local, há registros de danos em propriedades. Em fotos divulgadas na redes sociais, é possível ver telhados, parques e calhas tomados pelos besouros.

Apesar de inofensivos a humanos, os insetos voam descontroladamente. Como alternativa e na intenção de diminuir o número dos insetos, a Prefeitura da cidade decidiu desligar a iluminação pública e espera que os animais se afastem da área urbana. Enquanto isso não acontece, os moradores passam horas retirando os cascudos dos locais.

Onda de calor na Argentina

A Argentina está enfrentando uma onda de calor histórica, que fez a temperatura ultrapassar os 40°C, podendo chegar até 50°C. Em Buenos Aires, a situação sobrecarregou as redes elétricas, deixando milhares de casas sem eletricidade na última terça-feira (11).

Conforme apurado pelo G1, a onda de calor atual é consequência da massa de ar quente e seca instalada entre a Argentina e o Brasil. O fenômeno é favorecido pela área de alta pressão atmosférica que está atuando sobre o Rio Grande do Sul, inibindo a formação de nebulosidade e, consequentemente, elevando as temperaturas e reduzindo a umidade do ar.

Segundo o Serviço Meteorológico Nacional (SMN) da Argentina, as temperaturas podem chegar a 41°C na área de concessão. A Edesur, distribuidora de eletricidade, disse em nota que “estão trabalhando para fortalecer a rede diante da crescente demanda”. A expectativa é que o calor só cresça nos próximos dias.

(Com supervisão de Guilherme Cavalcante)

Conteúdos relacionados