Incêndio em boate provocado por fogos de artifícios mata 16 pessoas em Camarões

De início, o fogo consumiu o teto do prédio, resultando em duas explosões e causando pânico
| 24/01/2022
- 19:09
Incêndio em Boate
Incêndio em Boate - Divulgação

em uma causado por fogos de artifício deixou ao menos 16 mortos na madrugada do domingo (23), em Yaoundé, capital de Camarões. Segundo os bombeiros que foram fazer o resgate, o local estava com muita fumaça e todos estavam assustados. Nos relatos feitos ao jornal AFP, algumas mulheres presentes lamentaram o ocorrido.

De início o fogo consumiu o teto do prédio, resultando em duas explosões de grande amplitude e causando pânico. O incêndio fatal causou comoção no país africano. Relatos obtidos pela AFP são de que a tragédia é semelhante ao ocorrido em 2013, em Santa Maria (RS), quando 242 morreram em decorrência de um incêndio na boate Kiss.

"Eles estavam em cinco, estavam celebrando uma despedida de solteiro. Apenas um sobreviveu", traz um dos relatos à agência francesa. Em Douala, capital econômica no sul do país, nos últimos seis anos, pelo menos cinco discotecas foram palco de incêndios acidentais que destruíram parcial ou totalmente o estabelecimento.

O ministério das comunicações explicou em comunicado que os fogos de artifícios são usados com frequência nesses locais.

Incêndio semelhante ao da Boate Kiss em 2013

O incêndio da Boate Kiss, localizada na cidade de Santa Maria, foi uma tragédia que matou 242 pessoas e deixou 636 feridas, também ocasionado por uso de fogos de artifício. Essa foi considerada a segunda maior tragédia no Brasil até o momento devido ao número de vítimas. Em dezembro de 2021 após 9 anos da tragédia e 10 dias intensos de julgamento, o juri decidiu que os quatro réus processados deveriam ser condenados pelas mortes e tentativas de homicídio daquela noite.

Naquele dia, as faíscas atingiram o teto revestido de espuma. Em instantes, o fogo se espalhou pela pista de dança e logo tomou todo o interior da boate. De acordo com os bombeiros, a fumaça altamente tóxica e de cheiro forte provocou pânico. O caso comoveu o país inteiro e provocou debates sobre a segurança de casas noturnas e locais de grande aglomeração de pessoas.

(Com supervisão de Guilherme Cavalcante)

Veja também

Esta é a primeira vez que é aplicada a pena máxima desde que se proibiu totalmente o aborto no país

Últimas notícias