AFP, algumas mulheres presentes lamentaram o ocorrido.

De início o fogo consumiu o teto do prédio, resultando em duas explosões de grande amplitude e causando pânico. O incêndio fatal causou comoção no país africano. Relatos obtidos pela AFP são de que a tragédia é semelhante ao ocorrido em 2013, em Santa Maria (RS), quando 242 morreram em decorrência de um incêndio na .

“Eles estavam em cinco, estavam celebrando uma despedida de solteiro. Apenas um sobreviveu”, traz um dos relatos à agência francesa. Em Douala, capital econômica no sul do país, nos últimos seis anos, pelo menos cinco discotecas foram palco de incêndios acidentais que destruíram parcial ou totalmente o estabelecimento.

O ministério das comunicações explicou em comunicado que os fogos de artifícios são usados com frequência nesses locais.

Incêndio semelhante ao da Boate Kiss em 2013

O incêndio da Kiss, localizada na cidade de Santa Maria, foi uma tragédia que matou 242 pessoas e deixou 636 feridas, também ocasionado por uso de fogos de artifício. Essa foi considerada a segunda maior tragédia no Brasil até o momento devido ao número de vítimas. Em dezembro de 2021 após 9 anos da tragédia e 10 dias intensos de julgamento, o juri decidiu que os quatro réus processados deveriam ser condenados pelas mortes e tentativas de homicídio daquela noite.

Naquele dia, as faíscas atingiram o teto revestido de espuma. Em instantes, o fogo se espalhou pela pista de dança e logo tomou todo o interior da boate. De acordo com os bombeiros, a fumaça altamente tóxica e de cheiro forte provocou pânico. O caso comoveu o país inteiro e provocou debates sobre a segurança de casas noturnas e locais de grande aglomeração de pessoas.

(Com supervisão de Guilherme Cavalcante)