Os EUA e a vão iniciar na próxima semana seus maiores exercícios militares conjuntos em anos, diante da postura cada vez mais agressiva da Coreia do Norte, que vem intensificando testes de armas e ameaças de conflito nuclear contra Seul e Washington, segundo anúncio feito por militares sul-coreanos nesta terça-feira, 16.

Os exercícios de verão dos aliados ocorrerão entre 22 de agosto e 1º de setembro, na Coreia do Sul, e envolverão jatos e navios de guerra, assim como tanques e, possivelmente, dezenas de milhares de soldados.

O Departamento de Defesa dos EUA informou também que as Marinhas dos EUA, da Coreia do Sul e do participaram de exercícios de alerta de mísseis e de busca e rastreamento de mísseis balísticos na costa do Havaí, de 8 a 14 de agosto, com o intuito de “aprimorar a cooperação tripartite”, em meio aos desafios da Coreia do Norte.

Principal aliada da Coreia do Norte, a expressou preocupação com a expansão de exercícios militares dos EUA com aliados asiáticos, dizendo que o gesto pode agravar tensões com Pyongyang. O porta-voz do Ministério de Relações Exteriores chinês, Wang Wenbin, evitou uma resposta direta ao ser perguntado se Pequim acredita que os exercícios trilaterais no Havaí foram de alguma forma direcionados à China.

“A Coreia do Norte tem repetidamente repetido sua preocupação” com os exercícios conjuntos”, disse Wang, em coletiva nesta terça-feira. Fonte: Associated Press.