Estados Unidos declara emergência de saúde pública por casos de varíola

| 04/08/2022
- 17:01
varíola dos macacos
Varíola dos macacos já causou infecção em 8 pacientes de MS (Foto: Imagem iStock)

A dos declarou, nesta quinta-feira (4), emergência pública nacional devido ao aumento de casos de monkeypox, conhecida como varíola dos macacos. O anuncio foi feito pelo secretário de Saúde e Serviços Humanos dos EUA, Xavier Barcera, por pronunciamento a imprensa e por uma publicação nas redes sociais.

Durante a coletiva de imprensa, Barcera disse que as autoridades estão trabalhando para combater o vírus e pediu para os americanos redobrar os cuidados para evitar infecção. “À luz das circunstâncias em evolução, estou declarando uma emergência de saúde pública em #monkeypox. Estamos preparados para levar nossa resposta ao próximo nível no combate a esse vírus. Pedimos a todos os americanos que levem a sério a varíola dos macacos”, escreveu.

Mato Grosso do Sul atualmente possui cinco casos positivos da doença, conforme o último boletim divulgado pelo Ministério da Saúde. O Ministério da Saúde emitiu nota técnica em que aponta cuidados específicos que mulheres grávidas e que amamentam devem ter diante do surto da varíola dos macacos. Para esse grupo, considerado de risco, uma das principais orientações é a volta do uso de máscara

Veja também

Teddy Ray virou uma estrela viral nas redes sociais, com esquetes no YouTube

Últimas notícias