Discurso de Charles no Parlamento dá sinais de transição na monarquia
Em 70 anos de reinado, ela faltou ao evento em apenas duas ocasiões: em 1959 e 1963, quando estava grávida dos príncipes Andrew e Edward
Agência Estado –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A rainha Elizabeth II foi substituída ontem pelo príncipe Charles durante o simbólico “discurso do trono” na abertura do Parlamento do Reino Unido, em uma sinalização de que a monarquia britânica se prepara para uma transição de poder.
Elizabeth, atualmente com 96 anos, costuma abrir as sessões especiais do Parlamento, fazendo a leitura do programa legislativo elaborado pelo governo para os 12 meses seguintes. Em 70 anos de reinado, ela faltou ao evento em apenas duas ocasiões: em 1959 e 1963, quando estava grávida dos príncipes Andrew e Edward.
A ausência da rainha já havia sido anunciada pelo Palácio de Buckingham, mencionando “problemas de mobilidade”. A saúde de Elizabeth é motivo de preocupação desde que os médicos ordenaram que ela ficasse de repouso, em outubro. Além disso, a monarca passou uma noite internada para exames médicos que nunca foram detalhados pela Casa Real. Desde então, ela cancelou a participação em grandes eventos e chegou a ser vista caminhando com dificuldades, com o auxílio de uma bengala.
Em contrapartida, o príncipe Charles, de 73 anos, cada vez mais substitui a mãe em eventos oficiais, o que é entendido por analistas como um sinal claro de uma transição de poder suave da monarca que há mais tempo ocupa o trono britânico.
Apesar disso, a liderança de Elizabeth foi respeitada. Charles não chegou ao Parlamento de carruagem, como a rainha costuma fazer, mas sim em um Rolls-Royce. Ele não usou a coroa com pedras preciosas e se sentou em um trono menor, que já havia ocupado em outras ocasiões ao lado de Elizabeth.
Mesmo com recorrentes problemas de saúde, a rainha não parece disposta a abrir mão de seus deveres reais, especialmente neste ano, em que comemora seu “jubileu de platina”, em junho. (Com agências internacionais)
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Semana começa com 3556 vagas de emprego em Mato Grosso do Sul
São 956 vagas para a capital que abrangem diversas áreas e níveis de escolaridade
Com feira de adoção e desfile de pets, ação em shopping de Campo Grande reforça combate ao abandono animal
Evento foi realizado no shopping Bosque dos Ipês, na tarde deste sábado (14)
Grupo especializado em roubo de camionetes é ligado a facção e usava codificador de chaves
Investigações mostram que ordens de furtos vinham de presídio de Mato Grosso
Lula segue internado e fará exames de sangue, diz boletim médico
Alta está prevista para a próxima semana
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.