Após passar por problemas de saúde que resultaram na ausência de vários eventos, a II, de 95 anos, fez nesta terça-feira (29) sua primeira grande aparição pública em quase seis meses, durante uma missa em Londres para homenagear seu falecido marido, o príncipe Philip.

Logo após o anúncio que a rainha se tornou a monarca reinante mais longeva do Reino Unidos, com 70 anos de reinado, a monarca britânica testou positivo para em fevereiro deste ano. Segundo informações do Palácio de Buckingham, a rainha teve sintomas leves semelhantes a um resfriado.

Quase entrando em abril, mês que a monarca comemora seu aniversário, nesta terça-feira (29) ela fez sua primeira aparição pública desde sua ausência. A ocasião é a celebração religiosa em homenagem ao marido, o príncipe Philip, que morreu em abril do ano passado, dois meses antes de completar cem anos.

Devido à pandemia, o enterro do príncipe aconteceu apenas com 30 membros da família real. Desta vez, a Abadia de Westminster, em Londres, estava cheia. Com todas as restrições agora suspensas, a cerimônia desta terça-feira “incorpora alguns elementos previstos para o funeral do duque de Edimburgo, que não foram possíveis de observar”, informou o Palácio.

Príncipe Andrew fez sua primeira aparição desde as acusações

Quem também marcou o primeiro evento público desde as polêmicas foi o terceiro filho da Rainha, o príncipe Andrew. O Duque de está sendo julgado por abusar sexualmente de Virgínia Giuffre entre 2001 e 2002, quando ela tinha apenas 17 anos. Segundo a vítima, os abusos teriam acontecido em três ocasiões diferentes. Ela também afirma que foi vítima de tráfico sexual. Caso seja declarado culpado, Andrew pode perder o título cobiçado de Duque.