África registra aumento nos casos de covid -19, diz OMS

Aumento é impulsionado pela África do Sul
| 28/04/2022
- 13:44
África registra aumento nos casos de covid -19, diz OMS
People stand in line to receive a COVID-19 vaccine, at the Narok County Referral Hospital, in Narok, Kenya, December 1, 2021. Picture taken December 1, 2021. REUTERS/Baz Ratner

A África está registrando aumento nos casos de covid-19, em grande parte devido à disparada de infecções relatadas na , informou hoje (28) a Organização Mundial da Saúde (OMS).

"Nesta semana, novos casos e mortes pela doença no continente aumentaram pela primeira vez após declínio de mais de dois meses para casos e um mês para mortes", disse Benido Impouma, diretor de doenças transmissíveis e não transmissíveis da OMS África.

"O aumento está amplamente associado ao número crescente de casos relatados na África do Sul, à medida que o entra na temporada de inverno, quando as doenças respiratórias se tornam mais prevalentes", acrescentou Impouma.

A África estava vivendo uma calmaria nos casos de covid-19, com a OMS, no início deste mês, indicando declínio mais longo nas infecções semanais no continente desde o início da pandemia.

Na semana passada, no entanto, os casos começaram a aumentar na África do Sul - o país que registrou mais infecções e mortes no continente até o momento - e as autoridades de saúde monitoram sinais de uma quinta onda de infecção.

"Apenas na última semana, os casos do país dobraram, e há pequeno aumento nas hospitalizações. Embora a variante Ômicron continue a sofrer mutações, não há evidências atuais indicando que esse novo aumento esteja ligado a qualquer nova linhagem ou variante", disse Impouma.

Veja também

Os níveis de anticorpos neutralizantes aumentaram de 13,5 a 19,6 vezes mais do que a vacina atual disponível

Últimas notícias