A União Europeia (UE) informou nesta terça-feira, 5, que redobrará os esforços para salvar o acordo nuclear com o , apesar do que chamou de “grande violação” dos compromissos assumidos em 2015 por Teerã, que começou a enriquecer urânio a novos níveis. As ações iranianas “terão sérias implicações em relação à não proliferação nuclear”, disse o porta-voz da UE Peter Stano, acrescentando que é do interesse de todos salvar o pacto. O bloco de 27 nações “fortalecerá” suas tentativas de garantir que todos cumpram os compromissos contidos no pacto histórico, disse ele.

Na segunda-feira, 4, o Irã começou a enriquecer urânio em níveis nunca vistos desde a assinatura do acordo de 2015. A decisão parecia buscar aumentar a pressão de Teerã sobre os Estados Unidos nos últimos dias da presidência de , cuja decisão de retirar unilateralmente do pacto em 2018 desencadeou uma série de incidentes cada vez mais graves.

O ministro das Relações Exteriores iraniano, Mohammad Javad Zarif, disse que a iniciativa de enriquecer urânio é “totalmente reversível” se os outros parceiros do pacto também a cumprirem integralmente. Fonte: Associated Press.