Talibã toma o controle de mais 4 capitais regionais do Afeganistão
Grupo insurgente já tem o controle de 19 das 34 capitais provinciais do país
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O Talibã continua a avançar e dominar capitais provinciais do Afeganistão: nesta sexta-feira (13), o grupo insurgente conquistou mais quatro cidades no sul do país. A mais importante das quatro é Helmand — há 20 anos, foi o local de uma das batalhas mais sangrentas entre as forças da coalizão que ocuparam o país e os talibãs. Também é um local importante para o tráfico de ópio.
Conforme noticiou o G1, grupo já tinha conquistado Kandahar e Herat, a segunda e terceira maiores cidade do país, na quinta-feira (12).
Agora, os insurgentes dominam 18 das 34 capitais provinciais do Afeganistão. A capital, Cabul, ainda não foi diretamente atacada, mas os talibãs devem começar a lutar por ela em cerca de 30 dias, na avaliação de serviços de inteligência dos Estados Unidos.
Quatro capitais que caíram recentemente
A capital de Helmand, Lashkar Gah, caiu depois de semanas de batalhas pesadas. As forças do governo colocaram bandeiras brancas no alto dos prédios para indicar que se rendiam. Ainda há três bases militares nos arredores da cidade que continuam em poder do governo do Afeganistão.
Outra cidade que foi dominada foi Qalat. Os dirigentes de governo que foram derrotados estão em um acampamento perto da cidade, se preparando para ir embora. Outra cidade é Tirin Kot. O governador da província de Uruzgan, onde fica Tirin Kot, foi para Cabul.
A mais recente foi Pul-i-Alam, capital da província de Logar, localizada apenas 50 quilômetros ao sul de Cabul. “O Talibã controla todas as instalações do governo em Pul-i-Alam. Não há mais combates no momento”, disse Saeed Qaribullah Sadat, uma autoridade do governo local.
Próximas cidades a cair
Os insurgentes também entraram na cidade de Feroz Koh, e eles afirmam que também capturaram Qala-e Naw, mas ainda não há confirmação oficial a respeito dessas localidades.
EUA vão retirar diplomatas de Cabul
Os EUA devem enviar 3.000 soldados para ajudar a retirada dos diplomatas da embaixada em Cabul. Reino Unido e Canadá também vão enviar soldados para ajudar na saída dos funcionários civis que trabalhavam no Afeganistão.
Milhares de pessoas deixaram suas casas no país por medo de um regime do Talibã. Havia conversas para chegar a um acordo de paz, mas as negociações travaram. O representante dos EUA nessas negociações, Zalmay Khalilzad, disse que os norte-americanos “exigem o fim imediato dos ataques às cidades”. O Talibã continuou a avançar.
Notícias mais lidas agora
- Membro de organização criminosa, traficante morre em confronto com a polícia em MS
- Subtenente da PM é preso após briga em conveniência no Nova Lima em Campo Grande
- Mulher é morta a facadas por ex-marido, flagrado lavando roupa suja de sangue pela PM
- MS tem 13 municípios em rota de chuvas intensas; confira quais
Últimas Notícias
PEC que pede fim da jornada de trabalho 6×1 movimenta redes sociais neste domingo
Só no X, o antigo Twitter, o assunto ficou em 1º lugar entre os tópicos mais comentados
Copa do Brasil: Flamengo vence Atlético-MG e se torna o primeiro campeão na Arena MRV
O rubro-negro aumenta a lista de conquistas na Copa do Brasil
IFMS oferece mais de 30 cursos livres gratuitos até 8 de dezembro; aulas são online
Alunos devem concluir as aulas até o dia 20 de dezembro para poderem ter acesso ao certificado
Criança cai em rio e mulher tenta salvar, mas também se afoga em Chapadão do Sul
Desesperada com a situação, uma mulher tentou retirar a criança da água
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.