A , agência espacial americana, informou no fim da tarde desta quinta-feira (18) que o robô espacial Perseverance pousou com sucesso no solo de Marte. O pouso após que durou 7 meses é considerado o momento mais delicado da missão que já custou cerca de R$ 14,6 bilhões.

A partir de agora, nova etapa da missão que consiste em sobrevoo de Marte com outro veículo aéreo, uma espécie de que é levado pelo robô, deve ser iniciada. Essa é a primeira vez que uma missão espacial tem como objetivo sobrevoar Marte.

O desembarque de um robô em Marte já foi feito antes. O Perseverance é o quinto jipe autônomo que os americanos enviam para o nosso planeta vizinho desde 1997. Só que essa missão não é como as outras.

O objetivo da missão, chamada de Mars 2020, é buscar vestígios de vida em um local do planeta que já foi um lago há bilhões de anos. Para isso, o robô carrega instrumentos para, além de coletar amostras, observar a geologia e transformar dióxido de carbono em oxigênio para viabilizar uma missão com humanos no planeta.

Confira abaixo a primeira imagem divulgada pela Nasa após o pouso do robô em solo de Marte:

 

Neste outro vídeo de simulação, a Nasa mostra como o procedimento do pouso foi planejado: