Mundo

Núcleo da terra cresce mais devagar debaixo do Brasil e cientistas não sabem o porque

O interior da terra está crescendo torto, com velocidade maior de um lado do que do outro

Gabriel Neves Publicado em 15/06/2021, às 10h56

Imagem ilustrativa.
Imagem ilustrativa. - (Foto: Reprodução/BBC)

Cientistas descobriram que o núcleo interno da terra está crescendo de forma irregular e ninguém sabe explicar o porquê do fenômeno. O estudo foi realizado por sismólogos da Universidade da Califórnia, em Berkeley, nos Estados Unidos, e publicado na revista científica Nature Geoscience.

Foi descoberto que a área do núcleo, localizada numa zona abaixo do mar de Banda, na Indonésia, é maior que a parte que se encontra no outro extremo, debaixo do Brasil.

"O lado oeste tem aparência diferente do lado leste até o centro, não só na parte superior do núcleo interno, como alguns sugeriram. A única maneira de explicar isso é que um lado esteja crescendo mais rápido que o outro", disse Daniel Frost, um dos cientistas que participaram da pesquisa, em um comunicado.

No entanto, este crescimento mais rápido sob o Mar da Indonésia não deixou o núcleo desequilibrado, explicam os cientistas. A gravidade distribui o novo crescimento uniformemente, mantendo o núcleo interno esférico e expandindo seu raio em média um milímetro por ano.

*Com informações do G1.

Jornal Midiamax