Louisiana lança ações de resgate; mortes por furacão Ida devem subir
Falta energia em quase todo o estado e distribuição de energia é falha
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Quase todo o estado norte-americano da Louisiana ficou sem energia elétrica nesta segunda-feira (30) depois que um dos furacões mais poderosos a atingir a região derrubou linhas de transmissão, encheu ruas de destroços e inundou comunidades do sul de Nova Orleans.
Ao menos uma pessoa morreu na Louisiana, e mais mortes são esperadas, disse o governador John Bel Edwards à mídia, enquanto o Ida ruma ao norte como uma tempestade tropical.
Segundo o governador, praticamente ninguém no estado tem eletricidade, e muitos sistemas de distribuição de água tampouco estão funcionando. O serviço telefônico de emergências estava indisponível em Nova Orleans, que se localiza a 160 quilômetros do local onde o furacão Ida chegou à terra firme na condição de furacão de categoria 4.
A empresa de energia elétrica Entergy alertou que os clientes das áreas mais duramente atingidas podem sofrer blecautes durante semanas.
A mudança climática está alimentando eventos mortais e desastrosos em todo o globo, inclusive furacões mais fortes e mais danosos.
“Por favor, permaneçam abrigados onde estão”, recomendou aos moradores de Nova Orleans, pelo Twitter, o Serviço Médico de Emergência da cidade. “Embora possam ficar tentados a sair para explorar, as condições ainda são muito perigosas”, alertou o serviço.
O presidente norte-americano, Joe Biden, declarou um grande desastre no estado da Louisiana, liberando assistência federal para intensificar os esforços de recuperação.
A Agência Federal de Administração de Emergências (Fema) enviou 3.600 funcionários e 3,4 milhões de refeições à área devastada pela tempestade, informou a Casa Branca em um comunicado.
O Ida regrediu para uma tempestade tropical sobre o sudoeste do Mississippi na manhã desta segunda, de acordo com o Centro Nacional de Furacões (NHC), mas prevê-se que continuará desencadeando fortes chuvas que “provavelmente resultarão em inundações com risco de morte”.
O Ida, o primeiro grande furacão a se abater sobre os Estados Unidos este ano, chegou ao continente perto do meio-dia de domingo (29) como uma tempestade de categoria 4 feroz sobre Port Fourchon, um polo do setor petrolífero do Golfo, com ventos contínuos de até 240 km/h.
A chegada do Ida ocorreu exatamente 16 anos depois do furacão Katrina, uma das tempestades mais catastróficas e mortais da história do país, e cerca de um ano após o último furacão de categoria 4, o Laura, atingir a Louisiana.
O Ida chegou no momento em que a Louisiana sofre com uma ressurgência de infecções de covid-19, que sobrecarrega o sistema de saúde estadual: estima-se que 2.450 pacientes com a doença estão hospitalizados em todo o estado, muitos em unidades de tratamento intensivo.
Notícias mais lidas agora
- Idoso cai de paramotor em Dourados e está em estado grave
- Em golpe por telefone, idosa faz transferências de R$ 46 mil a estelionatários
- Dupla é presa em bueiro ao furtar fios e derrubar internet e telefones em 14 bairros de Campo Grande
- Passa Pix? Confira as novas regras do pagamento que começam nesta sexta em Mato Grosso do Sul
Últimas Notícias
A quatro meses do prazo, Imasul ainda não iniciou estudo que avaliará proibição da pesca do Dourado
A pesca do Dourado está proibida em todos os rios de Mato Grosso do Sul desde 2019
Na contramão, motociclista morre ao bater de frente com carro no Guanandi
Passageiro da moto foi socorrido em estado grave, segundo testemunhas
Mais de 51,1 mil estudantes em MS encaram o primeiro dia do Enem neste domingo
Chegue cedo! Os portões abrem às 11h e fecham às 12h, no horário de Mato Grosso do Sul
Atenção, motoristas: Confira as vias interditadas neste domingo em Campo Grande
Recomendações são para que motoristas e pedestres peguem rotas alternativas para evitarem transtorno
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.