FMI, Banco Mundial, OMC e OMS pedem mais doações de vacinas a países pobres
Diretor-geral da OMS diz que colaborações feitas até o momento ‘não são suficientes’
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
As lideranças dos principais organismos multilaterais do mundo defenderam nesta terça-feira, 12, durante um evento realizado no âmbito da reunião anual do Fundo Monetário Internacional (FMI), que os governos de países desenvolvidos acelerem a doação de vacinas contra a covid-19 para países pobres.
“As doações não são suficientes. É muito decepcionante”, afirmou o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom. Ele disse que a demora na entrega de imunizantes aos países em desenvolvimento é “economicamente e moralmente errada” Segundo Tedros, a economia global não vai se recuperar se não houver igualdade no acesso às vacinas.
“Sabemos que a economia mundial está se recuperando, mas os riscos estão aumentando”, acrescentou a diretora-gerente do FMI, Kristalina Georgieva. A líder ressaltou que os gargalos nas cadeias produtivas têm reduzido a retomada, mas que a desigualdade na mitigação da pandemia é, da mesma forma, um entrave para a recuperação econômica.
O presidente do Banco Mundial, David Malpass, por sua vez, urgiu os países ricos a honrarem as promessas de entregas de vacinas a regiões mais pobres do planeta.
A diretora-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), Ngozi Okonjo-Iweala, defendeu que haja uma descentralização da produção dos imunizantes, com recursos para que os produtos sejam fabricados nos emergentes. “É preciso colocar as pessoas antes do lucro”, declarou.
Notícias mais lidas agora
- MAPA: Confira onde ficam os radares que mais multam em Campo Grande
- VÍDEO: câmera flagrou acidente que deixou motociclista gravemente ferido no São Jorge da Lagoa
- Preso com 52 quilos de cocaína em Campo Grande é executado a tiros na fronteira
- Homem morre após se engasgar com carne em bar na Guaicurus em Campo Grande
Últimas Notícias
Mingau, do Ultraje a Rigor, tem alta após mais de um ano internado; entenda
Baixista do Ultraje a Rigor, Mingau estava internado desde setembro de 2023, quando foi baleado na cabeça enquanto dirigia por Paraty, no RJ
Prefeitura compra 14 veículos BMW por R$ 1,2 milhões
Motocicletas serão utilizadas em atividades de segurança e escolta
VÍDEO: Carreta com grãos é destruída em incêndio na BR-267 em Rio Brilhante
Uma carreta foi destruída na noite de segunda-feira (7) na BR-267 em Rio Brilhante, cidade a 158 km de Campo Grande. Ainda não há informações sobre o que causou o incêndio na carreta carregada de grãos. O Corpo de Bombeiros esteve no local para conter as chamas, assim como equipes da PRF (Polícia Rodoviária Federal)…
Mãe de ex-vereador assassinado é eleita vice-prefeita em Mato Grosso do Sul
Dinho Vital seria candidato, mas foi morto a tiros após discussão política em Anastácio
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.