Pular para o conteúdo
Mundo

FMI: após gasto maior para conter efeito-covid, países precisam de reforço fiscal

De acordo com o FMI, a principal consequência dos gastos oficiais por todo o planeta foi uma elevação generalizada da dívida pública
Arquivo -

A pandemia da impôs à grande maioria dos países a necessidade de elevar os gastos públicos de forma emergencial para mitigar os efeitos causados pelas crises de saúde pública e econômica em termos globais. Esse movimento foi importante para conter expressivas quedas do nível de atividade e não permitir um aumento exponencial do desemprego. Contudo, com o início da recuperação da demanda agregada neste ano, motivada em boa medida pela vacinação contra o coronavírus, seria importante que autoridades adotem ações para apoiar a estrutura das contas públicas, apontou o Fundo Monetário Internacional no capítulo 2 do relatório Monitor Fiscal.

De acordo com o FMI, a principal consequência desta expansão de gastos oficiais por todo o planeta foi uma elevação generalizada da dívida pública, o que agora requer o reforço do arcabouço fiscal e boa comunicação para explicar as dificuldades que os países enfrentam e sinalizar que estão dispostos a buscar um novo equilíbrio entre despesas e receitas.

Na avaliação do Fundo, para que as nações possam retornar a níveis da dívida pública anteriores ao surgimento da covid-19, será importante alcançar, por mais de uma década, maiores superávits primários do que os registrados no início de 2020, quando ainda não havia a disseminação mundial do coronavírus. “O tempo apropriado para reduzir os déficits dependerá de condições específicas de cada país, em particular o estágio da pandemia, as vulnerabilidades fiscais, riscos de consequências econômicas e a qualidade do gasto público.”

Para o FMI, normalmente quando os países estabelecem regras para as despesas oficiais, tal postura traz vários benefícios, como redução das taxas de juros requeridas por investidores para a compra de títulos públicos, maior previsibilidade econômica, aumento da formação bruta de capital fixo pelas empresas e tendência de ampliação do Produto Interno Bruto. Por outro lado, a leniência fiscal gera impactos adversos sérios, como eventuais fugas de capitais, aumento do prêmio para a aquisição de bônus de tesouros nacionais e redução do potencial de expansão do nível de atividade.

“Dados relativos a expectativas do setor privado sugerem que anúncios de orçamento têm sido mais críveis em países que seguem regras fiscais e onde órgãos independentes monitoram estas normas”, destacou o Fundo.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
nelsinho governo lula

VÍDEO: ‘Lei de reciprocidade só em último caso’, diz representante do Senado em negociação com Trump

poeira

Moradores da Vila Entroncamento reclamam de ‘poeirão’ de caminhões que desviam de fiscalização na BR-262

Vereador André Salineiro (PSDB). (Izaias Medeiros

Buscando liderar partido de Bolsonaro, Salineiro diz ‘não estar por dentro’ de ação da PF

Após descobrir tumor, Edu Guedes revela que não fará quimioterapia; entenda

Notícias mais lidas agora

JBS poderá pagar multa sobre valor milionário se recusar conciliação com moradores

nelsinho governo lula

VÍDEO: ‘Lei de reciprocidade só em último caso’, diz representante do Senado em negociação com Trump

Alexandre de Moraes determina que Bolsonaro use tornozeleira e fique sem redes sociais

Construção de viaduto na BR-163 bloqueia trecho durante o final de semana

Últimas Notícias

Política

Lula vem a MS para assinar regularização de terras em Dourados

A informação foi concedida pelo deputado federal Vander Loubet (PT) ao Midiamax

Política

‘STF se aproveita do recesso parlamentar’, diz Catan sobre ação da PF contra Bolsonaro

O deputado estadual João Henrique Catan (PL) afirmou que o STF (Supremo Tribunal Federal) se aproveita do recesso parlamentar para a ação da PF (Polícia Federal) contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Catan disse à reportagem do jornal Midiamax ter convocado todos os parlamentares (estaduais e federais) para voltarem às suas cadeiras. “O STF está … Continued

Cotidiano

Solurb começa transição para caminhões com combustível sustentável

A concessionária de limpeza urbana pretende ampliar a frota de veículos movidos a biometano

MidiaMAIS

Tornozeleira com capinha de Trump e maquiagem de Lula: os memes da operação da PF contra Bolsonaro

Com muita criatividade, os brasileiros não param de criar sátiras sobre a situação dramática enfrentada pelo ex-presidente