Em seu primeiro comício desde março, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, candidato à reeleição pelo partido Republicano, voltou a defender uma mensagem de ordem contra um ataque à herança norte-americana. “Quando você vê esses lunáticos por todas as ruas, é muito bom ter armas”, disse Trump

O discurso de uma hora e quarenta minutos ocorreu em meio ao andamento de protestos contra o abuso policial e injustiça racial em todo o país. O ato eleitoral foi realizado em Tulsa, no Estado americano de Oklahoma, na noite de ontem, diante de uma plateia menor do que a esperada. A arena com capacidade para 19 mil pessoas não estava lotada, enquanto Brad Parscale, gerente de campanha de Trump, esperava a presença de 100 mil apoiadores.

No palco, Trump disse que os manifestantes eram “brutamontes” e que reprimiu manifestações em todo o país, lembrando de estátuas que foram demolidas. “Eles querem demolir nossa herança para poder impor seu novo regime opressivo em seu lugar”, disse. Trump tentou retratar Joe Biden, o candidato democrata, como fraco nas questões de defesa da ordem. “Ele sempre se curvará à multidão enfurecida e nunca protegerá você ou sua família”, afirmou.

O presidente dedicou grande parte do discurso a outras questões, incluindo uma declaração de que ele tentaria novamente encerrar o programa de Ação Diferida para Chegadas de Infância da era , que protege jovens imigrantes conhecidos como sonhadores da deportação. Na última quinta-feira, o Supremo Tribunal dos EUA proibiu o cancelamento do programa pelo governo Trump. Ele invocou uma “maioria silenciosa” enquanto prometia defender posições difíceis para a imigração. Trump criticou os jogadores ajoelhados nos jogos da NFL e pediu a de pessoas que queimam a bandeira americana.

Trump comentou também sobre a desaceleração dos testes para o novo , repetindo observações anteriores de que números mais altos parecem ruins. “Quando você faz testes nessa medida, encontra mais pessoas. Você vai encontrar mais casos. Então eu disse ao meu pessoal: ‘Devagar, por favor.’”, disse Trump. O presidente disse que salvou “centenas de milhares de vidas” através de ações para combater a doença. Seis membros da equipe de campanha de Trump que se preparavam para o comício testaram positivo para o vírus e, por isso, não participaram do evento, disseram autoridades.

O presidente norte-americano defendeu ainda a reabertura econômica do país e destacou que sua gestão fez o país retomar a prosperidade econômica – projeto que foi prejudicado pela do novo coronavírus. “Nós éramos a inveja do mundo … e então o vírus entrou”, disse Trump. Ele enfatizou que estava na hora de abrir a economia e voltar ao trabalho. “Nós vamos subir, subir, subir”, afirmou.

Logo após a chegada de Trump no local do comício, centenas de manifestantes se reuniram fora do perímetro de segurança em torno da arena. Eles ocupavam uma esquina, bloqueando o trânsito e levantando cartazes com o lema “Vidas Negras Importam”. Quando Trump começou a falar, uma entre manifestantes e seus partidários iniciava do lado de fora da arena. À medida que a noite passava, centenas de manifestantes lotaram as ruas ao redor do centro de eventos. Os partidários de Trump entraram em discussões barulhentas com os manifestante. Membros da polícia e da Guarda Nacional tentavam conter atritos. Depois que Trump deixou o palco, a polícia disparou algum tipo de agente químico contra à multidão, fazendo com que as pessoas se dispersassem. Isso aconteceu após os manifestantes cercarem vários carros da polícia e várias brigas entre partidários e não partidários de Trump acirrarem.

Fonte: Dow Jones Newswires