Trump acusa OMS de ter ignorado alertas de Taiwan sobre transmissão de coronavírus

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a criticar a Organização Mundial da Saúde (OMS) em uma publicação no Twitter em que acusa a entidade de ter ignorado alertas de Taiwan, no final de dezembro, de que o coronavírus poderia ser transmitido pelo contato entre humanos. Para o republicano, o órgão internacional fez declarações […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a criticar a Organização Mundial da Saúde (OMS) em uma publicação no Twitter em que acusa a entidade de ter ignorado alertas de Taiwan, no final de dezembro, de que o coronavírus poderia ser transmitido pelo contato entre humanos.

Para o republicano, o órgão internacional fez declarações “imprecisas e enganosas” em janeiro e fevereiro, enquanto o vírus avançava no mundo.
“Por que a OMS demorou tanto tempo para tomar ações decisivas?”, questionou Trump.

Nesta semana, Trump anunciou que seu país cortaria o financiamento à OMS. Ele afirmou que a organização ligada às Nações Unidas (ONU) estava politicamente enviesada e favorecia a China. Nos últimos meses, Trump tem associado a pandemia de coronavírus à China e membros de seu governo se referiram várias ao coronavírus como “vírus de Wuhan” – cidade chinesa onde a epidemia teria começado.
Enquanto a epidemia se espalha em todo o mundo, já tendo matado mais de 2,2 milhões de pessoas, Trump transformou a emergência de saúde em uma questão política, com a retórica de que os chineses estariam se beneficiando da crise. Aqui no Brasil, membros do governo de Jair Bolsonaro (sem partido) foram repreendidos pela embaixada chinesa, por comentários nas redes sociais considerados “sinofóbicos”.
Mais cedo, o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, disse que a OMS “tem questões que precisam ser inspecionadas” depois da pandemia. Ele ponderou, no entanto, que é hora de dar apoio à organização e que não planeja cortar fundos.

Conteúdos relacionados