O Comitê Judiciário do Senado dos iniciou, na manhã desta segunda-feira, 12, audiência com a juíza Amy Coney Barret, indicada pelo presidente americano, Donald Trump, para a vaga aberta na Suprema Corte após a morte de Ruth Bader Ginsburg. As sessões devem ocorrer até a próxima quinta-feira, 15, presididas pelo senador Lindsey Graham.

Três dos senadores republicanos que participam do comitê de 22 pessoas não poderão estar no primeiro dia de audiências porque estão em depois que dois deles testaram positivo para covid-19 – e um terceiro foi exposto a alguém com sintomas.

Candidata à vice-presidência dos EUA na chapa encabeçada pelo ex-vice-presidente Joe Biden, Kamala Harris irá participar de forma virtual. Sob pressão dos dois lados, o líder democrata no Senado, Chuck Schumer, disse que a oposição pretende não garantir o quórum na votação, para atrasar o processo.

Desde a morte de Ruth Ginsburg, o Partido Republicano tem sido criticado por acelerar a sucessão da juíza em período tão próximo da eleição. Em 2016, a legenda impediu o então presidente, o democrata , de nomear o sucessor de Antonin Scalia sob o argumento de que aquele era ano eleitoral. Fonte: Dow Jones Newswires.