Satélite da Nasa aposentado há 50 anos cairá na Terra neste sábado
Um satélite americano de quase meia tonelada está previsto para cair nas proximidades do Taiti, neste sábado (29). O equipamento foi lançado ao espaço pela Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (Nasa, na sigla em inglês) em 1964, com a missão de coletar dados para estudar as interações magnéticas entre a Terra e o Sol. […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Um satélite americano de quase meia tonelada está previsto para cair nas proximidades do Taiti, neste sábado (29). O equipamento foi lançado ao espaço pela Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (Nasa, na sigla em inglês) em 1964, com a missão de coletar dados para estudar as interações magnéticas entre a Terra e o Sol.
O satélite conhecido como Orbiting Geophysical Observatory 1, ou simplesmente OGO, foi oficialmente desativado em 1971, mas continuou orbitando a atmosfera terrestre desde então. Agora, de acordo com as observações do Catalina Sky Survey (CSS) e do do Sistema de Alerta de Impacto Terrestre de Asteroides (ATLAS), a gravidade da Terra capturou o satélite com força o bastante para trazê-lo de volta. A estrutura deve queimar ao reentrar na atmosfera do nosso planeta neste fim de semana.
De acordo com a Nasa, o impacto deve ocorrer neste sábado (29), por volta das 18h10 (horário de Brasília), sem colocar em risco a população das ilhas da região. “A espaçonave se fragmentará na atmosfera e não representará nenhuma ameaça ao nosso planeta – ou a qualquer pessoa nele – e esta é uma ocorrência operacional normal no fim das espaçonaves aposentadas”, disseram.
O OGO-1 foi apenas o primeiro satélite de uma série de outros do programa OGO. O projeto contou, no total, com seis naves orbitais. O OGO-1 é o último deles a cair — todos os outros já reentraram na atmosfera — talvez por ser o mais leve da família. (Com agências internacionais)
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Defensoria Geral em MS emite nota de pesar sobre falecimento de defensora pública
Falecimento da defensora pública Glaucia Silva Leite
Guilherme Caribé é prata nos 100m livre no Mundial de piscina curta
De quebra, ele estabeleceu novo recorde sul-americano
Relator da Tributária na Câmara diz que grupo de trabalho se reunirá no domingo
A votação em plenário, segundo ele, pode ocorrer na segunda-feira ou na terça-feira
STF tem quatro votos para garantir policiamento das guardas municipais
O Supremo Tribunal Federal (STF) retomou nesta quinta-feira (12), em Brasília, o julgamento que trata da competência das guardas municipais para realizar policiamento ostensivo em vias públicas. Até o momento, a Corte tem o placar de quatro votos a um para garantir que as guardas municipais podem realizar policiamento preventivo e comunitário. Diante do adiantado…
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.