ONU: Coronavírus é o maior desafio da humanidade desde a Segunda Guerra
A Organização das Nações Unidas (ONU) publicou um relatório nesta terça-feira, pintando um quadro sombrio para a humanidade diante da ameaça representada pelo coronavírus. “Esse é o maior desafio da humanidade desde a Segunda Guerra Mundial”, disse o secretário-geral da organização, António Guterres. “Este relatório é uma chamada para a ação, para a resposta de […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A Organização das Nações Unidas (ONU) publicou um relatório nesta terça-feira, pintando um quadro sombrio para a humanidade diante da ameaça representada pelo coronavírus. “Esse é o maior desafio da humanidade desde a Segunda Guerra Mundial”, disse o secretário-geral da organização, António Guterres.
“Este relatório é uma chamada para a ação, para a resposta de saúde imediata, necessária para conter a transmissão do vírus e acabar com a pandemia; e para encarar as muitas dimensões sociais e econômicas da crise. É, acima de tudo, uma chamada para que se foque nas pessoas – mulheres, jovens, trabalhadores de baixa renda, pequenos e médios empresários, o setor informal e os grupos vulneráveis que já estão em risco”, diz o documento.
Intitulado “Responsabilidade compartilhada, solidariedade global: respondendo aos impactos socioeconômicos da COVID-19”, o relatório descreve a velocidade e a escala do surto, a gravidade dos casos e a interrupção social e econômica do coronavírus.
Algumas projeções da ONU indicam que o mundo poderá ter 1 milhão de casos confirmados até o fim de semana. “Estamos enfrentando uma crise de saúde global diferente de qualquer outra nos 75 anos de história das Nações Unidas – uma crise que está matando pessoas, espalhando o sofrimento humano e acabando com a vida das pessoas”, disse o relatório da ONU.
“Por um lado, é uma doença que representa uma ameaça para todos no mundo e, por outro, tem um impacto econômico que trará uma recessão sem paralelo, provavelmente no passado recente”, disse Guterres durante uma entrevista coletiva virtual nas Nações Unidas.
O relatório ainda cita avaliação do Fundo Monetário Internacional (FMI), com sede em Washington, de a economia do planeta já se encontra em uma recessão “tão ruim ou pior” que a observada durante a crise financeira internacional, quando vários bancos quebraram nos Estados Unidos. O Fundo projeta que a recuperação da economia global só deve acontecer em 2021, “caso o mundo consiga conter o vírus e tomar as medidas econômicas necessárias.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Suspeito de agiotagem é preso com armas e munições no centro de Campo Grande
As armas estavam escondidas, dentro do guarda-roupas, na casa do suspeito. Uma delas estava com registro de furto
Gustavo Mioto culpa Ana Castela e expõe motivo do término; saiba detalhes
Sincerão, Gustavo Mioto deu a entender que o término do relacionamento aconteceu por culpa de Ana Castela; entenda a situação
Semáforos da Afonso Pena e Joaquim Murtinho estão fora de funcionamento
Uma equipe da Energisa está na Joaquim Murtinho
Com Natal batendo à porta, ceias prontas podem ser solução na correria de fim de ano em Campo Grande
Padarias, restaurantes e até supermercados vendem ceias prontas. Entre as opções, estão a ceia na caixa e a lowcarb
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.