Mundo

Desenterrada na Turquia, estrutura de mármore intriga especialistas

Em uma escavação no distrito de Kadıköy, em Istambul, Turquia, arqueólogos encontraram uma estrutura misteriosa feita de mármore. A expedição teve início em 2018 na estação ferroviária histórica de Haydarpaşa, desde então, artefatos valiosos e sepulturas coletivas também já foram desenterradas. As informações foram divulgadas pelo jornal Daily Sabah. As informações são do blog A...

Da Redação Publicado em 20/12/2020, às 15h57

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação - Foto: Divulgação

Em uma escavação no distrito de Kadıköy, em Istambul, Turquia, arqueólogos encontraram uma estrutura misteriosa feita de mármore. A expedição teve início em 2018 na estação ferroviária histórica de Haydarpaşa, desde então, artefatos valiosos e sepulturas coletivas também já foram desenterradas. As informações foram divulgadas pelo jornal Daily Sabah. As informações são do blog Aventuras na História.

No local não foi identificada nenhuma inscrição que possa dar alguma pista sobre a função de tal estrutura. Todavia, os arqueólogos acreditam que ela tenha sido parte de algo sagrado. Isso, pois, além de ser grande, apresenta um formato de abóbada, muito comum em igrejas antigas da região.

Mesmo analisando o passado de Kadıköy, os especialistas encontram dificuldade em resolver o enigma. O distrito foi habitado por diferentes civilizações ao longo dos séculos, o que resultou em objetos pertencentes a diferentes culturas e eras. O local é rico de evidências, até hoje já foram desenterradas quase 20 mil moedas só nas proximidades.

Uma das teses possíveis é que a estrutura tenha pertencido a uma igreja bizantina. Ruínas de uma edificação e pedaços de mosaicos de 1.500 anos já foram localizados em escavações passadas. O próximo passo é executar mais análises e tentar colocar um fim nesta incógnita.

Jornal Midiamax