Pular para o conteúdo
Mundo

China felicita Biden e reduz grupo de países fiéis a Trump; Brasil é um deles

A China enviou ontem felicitações a Joe Biden e a sua vice, Kamala Harris, por sua vitória nas eleições presidenciais do dia 3, cujo resultado o atual presidente dos EUA, Donald Trump, se recusa a reconhecer. A saudação foi feita horas após a confirmação da vitória do democrata no Estado do Arizona. Agora, só Brasil, […]
Arquivo -

A China enviou ontem felicitações a e a sua vice, Kamala Harris, por sua vitória nas eleições presidenciais do dia 3, cujo resultado o atual presidente dos EUA, Donald Trump, se recusa a reconhecer. A saudação foi feita horas após a confirmação da vitória do democrata no Estado do Arizona. Agora, só Brasil, Coreia do Norte, , Rússia, Hungria e Eslovênia – terra natal da primeira-dama, Melania – não enviaram felicitações.

“Respeitamos a escolha do povo americano. Enviamos nossas felicitações ao sr. Biden e à sra. Harris”, declarou o porta-voz da diplomacia chinesa, Wang Wenbin. Segundo um diplomata afirmou ao Estadão, há sutilezas importantes na mensagem chinesa. A diplomacia parabeniza, mas não os qualifica como presidente e vice-presidente eleitos e acrescenta que, ao mesmo tempo: “Entendemos que o resultado da eleição americana será determinado de acordo com as leis e procedimento americanos”.

Para o diplomata, a mensagem é um aceno a Biden, mas tentando não elevar ainda mais a tensão com Trump, que esta semana impôs sanções a mais quatro funcionários do governo da China e de .

Na segunda-feira, a diplomacia chinesa disse esperar que o “próximo governo americano que dê sinais de uma vontade de conciliação” e as relações bilaterais possam voltar aos trilhos.

A maioria dos países ainda fiéis a Trump diz aguardar um resultado oficial do processo para se manifestar, já que o presidente apresentou na Justiça denúncias de irregularidades em vários Estados.

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, com quem Trump buscou uma aproximação em 2018, vem se mantendo em silêncio. O porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, disse que a Rússia aguardará o término da contagem oficial dos votos. A diplomacia entre Moscou e Washington passou por momentos drásticos após a eleição de Trump com a alegação de interferência russa no processo eleitoral americano e a relação entre os dois países se encontra em seu pior momento desde o fim da Guerra Fria.

O presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, afirmou que prefere “esperar até que todos os assuntos legais tenham sido resolvidos”. Dias após as eleições, o presidente Jair Bolsonaro passou a dar pequenos sinais sobre seu posicionamento sobre as eleições. Na terça, provocou Biden, sem citá-lo, ao lembrar que a campanha do candidato ameaçou impor barreiras comerciais ao Brasil, caso os incêndios na Amazônia não fossem controlados.

A China acompanhou com interesse as eleições americanos. De seu resultado dependia a continuidade do forte desgaste nas relações bilaterais e a guerra comercial iniciada por Trump ou a abertura de uma fase de maior tranquilidade. Os EUA sob Biden devem manter a pressão sobre a China, mas com uma abordagem mais calculada. O democrata também deve questionar sobre temas como direitos humanos e segurança.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
denúncia mpf pedágio br-163 ccr

Vai viajar? Confira interdições da BR-163 nesta segunda-feira

Dourados receberá obras de pavimentação de linhas de transporte coletivo

Policiamento ganha reforço no Carnaval

Com foco em cidadania, MS abre inscrições para curso que propõe atuação policial mais humanizada

Rapaz é esfaqueado três vezes em Campo Grande por ex-namorado ciumento

Notícias mais lidas agora

mpms segurança mp

Gastos do MPMS superam R$ 330 milhões nos primeiros 6 meses de 2025

joao gomes parque das nações

João Gomes deixa escapar intimidade e transforma parque em formigueiro: 'um caos'

Motorista de caminhonete bate de frente com carreta na BR-163 e morre

João Gomes prova carnes exóticas em camarim após show em MS e diz: ‘Respeita’

Últimas Notícias

Cotidiano

‘Perigo’: Inmet renova alerta de baixa umidade para todo o estado nesta segunda-feira

Instituto avisa que há 'perigo potencial' à saúde e de incêndios florestais, porque a umidade deve chegar a 20% no estado

Esportes

‘Comentários ridículos’: declarações de técnico do Operário geram notas de repúdio

Treinador Raphael Pereira fez com que repórter se retirasse da entrevista coletiva pós-jogo

Famosos

Mulher erra última pergunta e perde R$ 1 milhão no Domingão com Huck: ‘Humilde’

No Domingão, Eliza Feitosa chegou à última pergunta do Quem Quer Ser Um Milionário?, mas deu a resposta errada e perdeu a bolada

Transparência

Para segurança das vítimas, membros do MPMS terão que aprimorar enfrentamento ao feminicídio

Curso EAD pode evitar casos como o do promotor que mandou mulher agredida “aquietar o facho” no ES