Mundo

Barreira contra enchentes barra maré em Veneza

Uma barreira contra inundações, cuja instalação foi adiada por muito tempo, protegeu Veneza da maré alta pela primeira vez neste sábado (3), trazendo alívio e sorrisos para a cidade após anos de repetidas enchentes. “Hoje está tudo seco. Paramos o mar”, disse o prefeito Luigi Brugnaro a repórteres após levantar uma taça para comemorar com […]

Agência Brasil Publicado em 03/10/2020, às 17h26

(Foto: Manuel Silvestri / Reuters)
(Foto: Manuel Silvestri / Reuters) - (Foto: Manuel Silvestri / Reuters)

Uma barreira contra inundações, cuja instalação foi adiada por muito tempo, protegeu Veneza da maré alta pela primeira vez neste sábado (3), trazendo alívio e sorrisos para a cidade após anos de repetidas enchentes.Barreira contra enchentes barra maré em Veneza

Barreira contra enchentes barra maré em Veneza

“Hoje está tudo seco. Paramos o mar”, disse o prefeito Luigi Brugnaro a repórteres após levantar uma taça para comemorar com alguns dos engenheiros e autoridades responsáveis ​​pelo projeto multibilionário conhecido como Mose.

A rede de 78 barreiras amarelas que guardam a entrada da lagoa veneziana se ergueu do fundo do mar quando a maré, impulsionada por fortes ventos e chuva, começou a subir.

Autoridades municipais previam uma maré de 1,3 metros, bem abaixo da maré devastadora de 1,87 metros que atingiu Veneza em novembro passado.

Prevendo o pior, os trabalhadores construíram passagens elevadas em lugares especialmente vulneráveis, incluindo a frequentemente lotada Praça de São Marcos. No evento, a maré atingiu apenas 70 cm, deixando as praças e caminhos da cidade ilesos.

Jornal Midiamax