O secretário-geral da ONU (Organização das Nações Unidas), Antonio Guterres, chamou a atenção dos governos do mundo com relação a poluição. Ele afirmou que os governantes precisam adotar uma postura corajosa para enfrentar as mudanças climáticas. Para o secretário, as mudanças climáticas são uma crise no mundo atual, e não um problema para o futuro.

Durante sua participação na conferência COP25 da ONU sobre mudanças climáticas, em Madri, na Espanha, Guterres pediu que os países adotassem taxas contra a poluição, e interrompessem a construção de novas usinas de energia movidas a carvão.

Ele manifestou preocupação com uma do mundo em duas partes, à medida que as duas maiores economias, e China, permanecem conflitantes. O líder da ONU disse que os dois países precisam ser os pilares principais para um mundo unido, e não uma causa de divisão indesejável. Ele pediu por esforços para avançar do confronto para a cooperação em amplos setores, incluindo política, economia, defesa e ciência e tecnologia.