Pular para o conteúdo
Mundo

Países europeus pedem reunião urgente sobre o Irã

Potências europeias acusaram o Irã, ontem (9), de “perseguir atividades inconsistentes com seus compromissos”, assumidos sob o acordo nuclear de 2015, e pediram uma reunião urgente entre as partes envolvidas no pacto para discutir o cumprimento das regras pelos iranianos. Reino Unido, Alemanha, França, Rússia, China e Irã são as partes remanescentes no acordo, conhecido […]
Arquivo -
Foto: Reuters
Foto: Reuters

Potências europeias acusaram o , ontem (9), de “perseguir atividades inconsistentes com seus compromissos”, assumidos sob o acordo nuclear de 2015, e pediram uma reunião urgente entre as partes envolvidas no pacto para discutir o cumprimento das regras pelos iranianos.

Reino Unido, Alemanha, França, Rússia, China e Irã são as partes remanescentes no acordo, conhecido como Plano de Ação Conjunto Global (JCPoA), na sigla em inglês) e que foi abandonado pelos Estados Unidos no ano passado.

“Essas questões de compliance devem ser lidadas no escopo do JCPoA, e uma comissão conjunta deve ser convocada urgentemente”, disseram os ministros das Relações Exteriores de Reino Unido, França e Alemanha, bem como a chanceler da União Europeia, em um comunicado.

As potências europeias ainda não acionaram um processo de resolução de disputas previsto no acordo, disseram diplomatas sob a condição de anonimato.

A comissão conjunta, presidida pela chanceler europeia Federica Mogherini, é formada pelas partes remanescentes no acordo e foi criada para monitorar a implementação e lidar com suspeitas de violações.

“O Irã declarou que quer permanecer no JCPoA. Deve agir de acordo para reverter essas atividades e retornar sem demora ao atendimento integral do JCPoA”, disseram os países europeus.

O acordo de 2015 abriu ao Irã acesso ao comércio mundial por meio da retirada da maioria das sanções econômicas contra o país, em troca de limitações a seu programa nuclear.

O futuro do pacto está em dúvida desde o ano passado, quando os EUA se retiraram e voltaram a impor sanções unilaterais. O Irã diz que quer continuar a se submeter ao acordo, mas que não pode fazê-lo indefinidamente se as sanções norte-americanas impedirem o país de receber os benefícios econômicos previstos.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Justiça nega liberar valor bloqueado de contador que ajudou a ‘sumir’ com R$ 900 mil desviado da Apae

Regis Pitbull, ex-Corinthians, é preso após ser considerado foragido

Deputado federal Dagoberto Nogueira

‘Autoritário e desiquilibrado’, diz Dagoberto sobre decisão de Trump tarifar Brasil em 50%

‘Preocupando a mãe’: Luciano Huck leva Benício para mergulho com tubarões e Angélica reage

Notícias mais lidas agora

Fiscalização vai fazer ‘batida’ na JBS para verificar acordo após flagra em Campo Grande

bebê

Bebê morre após ser estuprada e pai vai preso ao confessar o crime em MS

MPMS se cala sobre acordo que livra Patrola de ação por danos com rodovia ‘despedaçada’

Kim Kardashian desfila em alta-costura da Balenciaga com brincos de Elizabeth Taylor

Últimas Notícias

Polícia

Bebê estuprada pelo pai estava tratando infecção após traqueostomia

Menina estava com larvas e piolhos, segundo informou o hospital que ela esteve internada na Capital

Polícia

Familiares procuram mulher que desapareceu após sair para comprar fraldas em Campo Grande

A mulher está desaparecida desde o último dia 30

Trânsito

Obras na BR-163 deixa trânsito parado mais de 40 minutos no anel viário em Campo Grande 

Trecho estava operando em esquema de Pare e Siga

Cotidiano

“Completamente fora da realidade”, afirma Solurb sobre pedido de reajuste de 15%

Empresa afirma que mantém proposta de 6% de reajuste em negociação com trabalhadores