Não viraremos as costas a imigrantes da América Central, diz presidente do México
O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, afirmou neste sábado que seu país precisa ajudar os centro-americanos que fogem da pobreza e da violência, mesmo que aumente a segurança e as verificações para barrar imigrantes que passam pelo território mexicano a caminho dos Estados Unidos. O presidente mexicano tem se equilibrado entre o reforço […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, afirmou neste sábado que seu país precisa ajudar os centro-americanos que fogem da pobreza e da violência, mesmo que aumente a segurança e as verificações para barrar imigrantes que passam pelo território mexicano a caminho dos Estados Unidos.
O presidente mexicano tem se equilibrado entre o reforço da segurança e aberturas humanitárias para imigrantes desde que tomou posse, em 1º de dezembro. Sob pressão dos EUA e após um acordo com o governo do presidente Donald Trump, o México planeja enviar 6 mil integrantes da Guarda Nacional até a terça-feira à fronteira sul com a Guatemala para conter o fluxo de imigrantes.
“A verdade é que há uma grande crise humanitária na América Central e muitas pessoas necessitadas buscam uma vida nos Estados Unidos e passam pelo nosso país”, disse López Obrador, em declarações no Estado de Chihuahua, norte mexicano. Segundo ele, negar ajuda aos estrangeiros seria “anti-cristão”. Ele acrescentou que “nós não viraremos as costas para eles”.
López Obrador tem feito lobby por ajuda internacional para a América Central, de modo que o desenvolvimento possa fixar a população em seu local de origem. Ele disse que 80% dos imigrantes que passam pelo México rumo aos EUA são da América Central. Fonte: Associated Press.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Taxas avançam com mensagem dura do Copom e pessimismo fiscal
Em meio ainda à maior cautela no ambiente externo
Câmara aprova fim da cobrança de roaming entre países do Mercosul
O texto segue para análise do Senado
Rompimento de fibra ótica deixa serviços de prefeitura em MS fora do ar
Prefeitura de Corumbá ficou com serviços fora do ar nesta quinta
Natal: instituto identifica itens da ceia com peso abaixo do anunciado
A Operação Pente Fino Natal fez a verificação entre 25 de novembro e 6 de dezembro
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.