Milhares vão às ruas em defesa da União Europeia
*Por DW Brasil A poucos dias da votação para eleger o próximo Parlamento Europeu, centenas de milhares de cidadãos vão às ruas do continente neste domingo (19/05), numa mensagem de apoio à Europa e seu projeto de paz, e repúdio ao nacionalismo e à extrema direita. Na Alemanha estão planejadas passeatas em sete grandes cidades, […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
*Por DW Brasil
A poucos dias da votação para eleger o próximo Parlamento Europeu, centenas de milhares de cidadãos vão às ruas do continente neste domingo (19/05), numa mensagem de apoio à Europa e seu projeto de paz, e repúdio ao nacionalismo e à extrema direita.
Na Alemanha estão planejadas passeatas em sete grandes cidades, entre outras: Berlim, Colônia, Frankfurt, Hamburgo, Leipzig, Munique e Stuttgart. Segundo cálculos da polícia, só na renana Colônia deverão participar entre 20 mil e 25 mil pessoas.
Entrevistadas pela DW, duas integrantes do grupo “Vovós contra a direita” explicaram que participam por temer que a Alemanha e a Europa estejam retornando a um capítulo sombrio da história. “Nossas avós e avôs nos contaram como era a vida sob os nazistas”, diz Walli, de 65 anos, “mas há uma lacuna de conhecimento a respeito.”
Renate and Walli, with “Grandma’s against the right,” say that they’re worried about about history repeating in Europe.
“We were told by our own grandmas and grandpas about what life was like under the Nazis,” Walli says, but worries other generations are losing this knowledge. pic.twitter.com/KSGW8BJPXX
— Rebecca Staudenmaier (@restaudenmaier) May 19, 2019
Estão também previstas manifestações pró-UE na Áustria, Bulgária, Dinamarca, Espanha, França, Holanda, Hungria, Itália, Polônia, Reino Unido, Romênia e Suécia.
Os protestos na Alemanha têm como lema “Uma Europa para Todos: Sua Voz contra o Nacionalismo” e contam com a participação de mais de 100 organizações da sociedade civil e partidos políticos. Apesar de declaradamente pró-europeus, os organizadores também reivindicam mudanças no bloco: “A UE deve mudar, se é para ter um futuro”, consta do website dos eventos.
Eles exigem promoção da diversidade e garantias de justiça social, assim como a defesa dos direitos humanos, em especial para os solicitantes de refúgio e migrantes que chegam pelo Mar Mediterrâneo. “Claro que a UE precisa mudar, precisamos de cooperação muito mais forte”, confirma nas ruas Susanne Helm, de 50 anos, do movimento Pulso da Europa.
As eleições para o Parlamento Europeu nos diferentes países do bloco transcorrem entre 23 e 26 de maio. Muitos eleitores de tendência democrática estão preocupados que os partidos eurocéticos e ultradireitistas obtenham um grande número de assentos, sobretudo com a baixa participação nas urnas em toda a UE.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Taxas avançam com mensagem dura do Copom e pessimismo fiscal
Em meio ainda à maior cautela no ambiente externo
Câmara aprova fim da cobrança de roaming entre países do Mercosul
O texto segue para análise do Senado
Rompimento de fibra ótica deixa serviços de prefeitura em MS fora do ar
Prefeitura de Corumbá ficou com serviços fora do ar nesta quinta
Natal: instituto identifica itens da ceia com peso abaixo do anunciado
A Operação Pente Fino Natal fez a verificação entre 25 de novembro e 6 de dezembro
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.