Pular para o conteúdo
Mundo

México define limite sobre asilo antes de negociações com os EUA

O México anunciou que rejeitará a ideia de abrigar todos os refugiados da América Central, caso ela seja proposta pelos Estados Unidos em conversas nesta semana com o governo de Donald Trump, que tem ameaçado impor tarifas ao país vizinho caso os mexicanos não reprimam a imigração ilegal. O presidente dos EUA, Donald Trump, disse […]
Arquivo -
Muro Estados Unidos–México ao longo da fronteira entre os dois países.
Muro Estados Unidos–México ao longo da fronteira entre os dois países.

O anunciou que rejeitará a ideia de abrigar todos os refugiados da América Central, caso ela seja proposta pelos Estados Unidos em conversas nesta semana com o governo de Donald Trump, que tem ameaçado impor tarifas ao país vizinho caso os mexicanos não reprimam a imigração ilegal.

O presidente dos EUA, Donald Trump, disse na semana passada que vai impor tarifas a produtos mexicanos a partir de 10 de junho, numa tentativa de pressionar o México a lidar com o grande fluxo de migrantes que atravessam o país rumo aos EUA.

A ameaça agitou os mercados globais, que já estão abalados pela guerra comercial entre os Estados Unidos e a China. O preço do petróleo caiu nesta segunda-feira depois que as disputas comerciais entre os dois países agravaram as preocupações com o enfraquecimento da demanda petrolífera global.

O ministro das Relações Exteriores mexicano, Marcelo Ebrard, disse que o país está comprometido em trabalhar para impedir que imigrantes da América Central alcancem a fronteira com os EUA.

Ele acrescentou, porém, não aceitar uma proposta mais radical cogitada por algumas autoridades norte-americanas, de designar o México como um “terceiro país seguro”, o que forçaria os refugiados que buscam asilo nos EUA a fazerem o pedido ainda em território mexicano.

“Um acordo sobre um terceiro país seguro não é aceitável para o México”, disse Ebrard a jornalistas em Washington. “Eles ainda não me fizeram a proposta. Mas isso não seria aceitável, e eles sabem disso”, disse.

Ebrard vai se reunir com o secretário de Estado dos EUA, Mile Pompeo, durante as negociações, que devem envolver ainda outras autoridades de alto nível.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Colisão frontal deixa um preso às ferragens e mais dois feridos na BR-262

Bia Haddad dá adeus ao WTA de Londres; dupla de Stefani vai às quartas

Febraban: 82% das transações bancárias no país são feitas digitalmente

Mulher é presa por ameaçar a própria filha e irmã com faca

Notícias mais lidas agora

claudinho serra tornozeleira

Justiça nega HC e mantém Claudinho Serra preso por chefiar esquema de corrupção

cPI CONSÓRCIO EX-FUNCIONÁRIOS FROTA

Frota sucateada e condições de trabalho abusivas: ex-funcionários expõem Consórcio Guaicurus

Valores dobraram: Promotoria investiga contrato de Papy com escritório de advocacia

MP do DF denuncia Bruno Henrique por suposta fraude em apostas

Últimas Notícias

Brasil

Governo muda recomendação de idade mínima do Instagram para 16 anos

Instagram afirma que a metodologia não leva em consideração as medidas de proteção que as plataformas oferecem

Polícia

PRF e PM apreendem 2,2 toneladas de maconha em Bela Vista

A ocorrência foi encaminhada à Polícia Civil

Brasil

Governo publica medidas para compensar alta do IOF

Medidas foram acertadas entre o ministro Fernando Haddad, e os presidentes da Câmara

Polícia

Jovem grávida é encontrada morta em casa no Vida Nova

O bebê que ela esperava também morreu