O Estado-Maior das Forças Armadas da Coreia do Sul informou que na manhã deste sábado, 4, como parte de um teste de armamentos, os militares norte-coreanos dispararam vários “projéteis de curto alcance” em direção ao Mar do .

Inicialmente, não ficou claro de que tipo de armamento se tratava. Suspeita-se que os mísseis partiram de um lançador múltiplo de foguetes. O Estado-Maior sul-coreano está investigando os detalhes do lançamento.

De acordo com as informações sul-coreanas, os projéteis foram lançados em intervalos de cerca de 20 minutos da costa leste do país vizinho. Os projéteis voaram cerca de 70 a 200 quilômetros e depois caíram no mar. Não se tratava de mísseis balísticos, informou a agência de notícias sul-coreana Yonhap, citando um representante militar.

Se confirmado, o lançamento será o primeiro documentado do país desde que disparou um míssil balístico intercontinental (MBI) em novembro de 2017. Depois disso, Pyongyang declarou que suas capacidades nucleares estavam completas e reiniciou as negociações com os EUA e a Coreia do Sul.

A está proibida de realizar testes com mísseis balísticos de diferentes alcances, assim como testes de armas atômicas. Os mísseis balísticos geralmente podem transportar uma ogiva convencional, química, biológica ou nuclear.

O governo americano não comentou o lançamento. “Estamos cientes das ações da Coreia do Norte esta noite. Continuaremos a monitorar como necessário”, afirmou em Washington a porta-voz da Casa Branca, Sarah Sanders.

O Ministério da Defesa do Japão disse que os projéteis caíram longe da costa japonesa e que o país não corre nenhum risco de segurança.

No início da semana, o vice-ministro das Relações Exteriores da Coreia do Norte, Choe Son-hui, alertou sobre um “resultado indesejado”, se Washington não ajustar a sua posição sobre as sanções econômicas.

Na sexta-feira, o ministro sul-coreano das Relações Exteriores, Kang Kyung-wha, declarou que Pyongyang deveria mostrar uma ação de desnuclearização “visível, concreta e substancial”, se quisesse alívio de sanções.

Em sua primeira reunião de cúpula com o presidente dos EUA, Donald Trump, em Cingapura no ano passado, o líder norte-coreano, , havia concordado em desnuclearizar a península coreana. Etapas concretas não foram acordadas.

As conversações entre o líder norte-coreano e o presidente dos Estados Unidos fracassaram em fevereiro sobre os termos de um potencial arrefecimento de sanções e as nações estão em desacordo desde então.

Com informações da Deutsche Welle