Grécia pede que Alemanha negocie reparações de guerra
O embaixador da Grécia na Alemanha apresentou um pedido formal para que o governo alemão entre em negociações sobre um pagamento de reparação de danos de guerra. Atenas afirma que a Grécia tem direito a indenizações relativas à Primeira Guerra e à Segunda Guerra, segundo o Ministério das Relações Exteriores do país. “O governo grego […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O embaixador da Grécia na Alemanha apresentou um pedido formal para que o governo alemão entre em negociações sobre um pagamento de reparação de danos de guerra.
Atenas afirma que a Grécia tem direito a indenizações relativas à Primeira Guerra e à Segunda Guerra, segundo o Ministério das Relações Exteriores do país.
“O governo grego convida o governo alemão para uma negociação para a satisfação prática dessas demandas, que são de particular importância para o povo grego, assim como uma questão moral e material”, disse o ministério.
O parlamento da Grécia aprovou em abril o lançamento de uma campanha diplomática para pressionar a Alemanha a pagar bilhões de euros em danos pelas duas guerras mundiais.
Até agora, a Alemanha se recusou a entrar nas negociações, negando que seja obrigada a pagar indenizações sob o argumento de que as dívidas do país dos tempos de guerra foram quitadas há muito tempo.
Duas guerras
A Grécia se rendeu às potências do Eixo em 1941 durante a Segunda Guerra e sofreu muito sob o domínio nazista.
A Alemanha e sua aliada Bulgária foram forçadas a se retirar da Grécia após pressão dos aliados em 1944, mas não entregaram o controle sobre Creta e algumas outras ilhas no Mar Egeu até depois do fim da Segunda Guerra.
A questão em torno de ressarcimentos veio à tona durante a intensa crise econômica de 2010. Muitos gregos culpam a Alemanha também pelas dolorosas medidas de austeridade impostas em troca dos bilhões de euros em empréstimos de resgate concedidos a Atenas.
Uma comissão parlamentar estimou em 2016 que a Grécia poderia reivindicar indenizações mínimas de 292 bilhões de euros pela Segunda Guerra e outros 9,2 bilhões de euros pelos danos causados na Primeira Guerra.
A decisão parlamentar de abril deste ano, no entanto, não mencionou um valor.
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: Honda Civic invade calçada e bate em poste na Avenida Bandeirantes
- Ação contra roubo de cargas prende um no Jardim Aeroporto em Campo Grande
- Lula ficará com dreno na cabeça e na UTI do Sírio Libanês após cirurgia de emergência
- Motociclista bêbada é presa na MS-316 e diz que estava a caminho de entrevista de emprego
Últimas Notícias
Motorista fica preso nas ferragens após acidente com caminhão baú na BR-376
Lateral do carro ficou destruído
Cantor Edson esculacha Jorge e Mateus por pausa na carreira: “Cag*da”
Dupla de Hudson, Edson não poupou críticas à decisão de Jorge e Mateus, que pretendem fazer uma pausa por “tempo indefinido” em 2025
Homem socorrido pelos bombeiros estava preso nas ferragens da caminhonete com espingarda
A Polícia Judiciária irá investigar se o homem tem porte de armas
Jovem tem faca cravada no ombro e pulmão perfurado após briga com namorada
Jovem deve passar por cirurgia
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.