Evo Morales renuncia à presidência da Bolívia após pressão popular
Neste domingo (10), Evo Morales renunciou ao seu cargo de presidente da Bolívia ao entregar a sua carta para as autoridades e abrir a oportunidade de uma nova eleição no país, que viveu dias tensos com protestos, fechamento da fronteira e suspeita de fraude na última eleição que deu a vitória ao ex-presidenciável. A informação […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Neste domingo (10), Evo Morales renunciou ao seu cargo de presidente da Bolívia ao entregar a sua carta para as autoridades e abrir a oportunidade de uma nova eleição no país, que viveu dias tensos com protestos, fechamento da fronteira e suspeita de fraude na última eleição que deu a vitória ao ex-presidenciável. A informação foi confirmada pelo jornal El Deber.
O anúncio foi feito em rede nacional durante esta tarde. Evo afirmou durante seu pronunciamento que a renuncia ao cargo foi pela “pacificação no país” e para que os enfrentamentos entre os próprios bolivianos cessassem.
“Estou renunciando para que minhas irmãs e irmãos não sejam mais perseguidos ou ameaçados. Sinto muito por este golpe cívico com alguns setores da Polícia por ter se comprometido a atacar a democracia, a paz social, com a intimidação da intimidade do povo boliviano. Quero dizer aos meus irmãos que a luta não termina aqui, os humildes, os pobres, continuaremos com essa luta”, disse.
Mais cedo, diversos ministros que integravam o governo boliviano renunciaram aos seus cargos como forma de apaziguar a situação. O vice-presidente de Estado, Álvaro García Linera também entregou a sua renúncia para a Assembleia.
“Quero pedir desculpas por ter sido exigente no trabalho. Não foi para Evo, foi pelo povo boliviano. Aqui não termina a vida, a luta continua”, explicou Evo.
Eleições fraudadas
Também neste domingo, a OEA (Organização dos Estados Americanos) confirmou que houve fraudes nas eleições que elegeram Evo Morales para a presidência. Logo após a notícia, o ex-presidente havia dito que convocaria novas eleições.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Natal: instituto identifica itens da ceia com peso abaixo do anunciado
A Operação Pente Fino Natal fez a verificação entre 25 de novembro e 6 de dezembro
Programa de conservação de áreas verdes em Campo Grande é implementado
Criação de parcerias para serviços inerentes à manutenção e conservação de parques
Covid-19 e rinovírus causam aumento de internações respiratórias
Novo boletim Infogripe, divulgado nesta quinta-feira (12)
Defensoria Geral em MS emite nota de pesar sobre falecimento de defensora pública
Falecimento da defensora pública Glaucia Silva Leite
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.