Em sermão, Francisco condena fechamento de fronteiras a imigrantes e pedofilia
O papa Francisco usou a cerimônia da sexta-feira da Paixão para condenar o que chamou de “todas as cruzes” de sofrimento do mundo, incluindo aquelas suportadas por imigrantes que encontram fronteiras fechadas e crianças que sofrem em sua “inocência e pureza”. De um púlpito coberto com um tecido branco no Monte Palatino, Francisco observava a […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O papa Francisco usou a cerimônia da sexta-feira da Paixão para condenar o que chamou de “todas as cruzes” de sofrimento do mundo, incluindo aquelas suportadas por imigrantes que encontram fronteiras fechadas e crianças que sofrem em sua “inocência e pureza”.
De um púlpito coberto com um tecido branco no Monte Palatino, Francisco observava a tradicional procissão noturna iluminada por tochas no coliseu de Roma, que recordava solenemente a crucificação de Jesus.
Junto com milhares de peregrinos, o papa ouviu reflexões que foram compostas pela freira italiana Eugenia Bonetti, que há 25 anos saiu às ruas da cidade para trazer conforto e esperança a mulheres migrantes que foram traficadas para a prostituição.
No sermão, Francisco pediu a Jesus para ajudar a “ver em sua cruz todas as cruzes do mundo”. O papa citou pessoas famintas por comida e por amor, e aquelas “abandonadas por seus próprios filhos ou pais”.
Em seguida, ele abordou duas questões que marcam fortemente seu papado: imigração e combate a abusos sexuais contra menores.
Francisco disse que os imigrantes têm encontrado “as portas fechadas devido ao medo e aos corações endurecidos por cálculos políticos”. A Itália adotou nos últimos anos uma das mais duras leis de imigração, na esteira de movimentos semelhantes nos Estados Unidos e na Hungria.
O papa também condenou a “cruz dos pequenos, feridos em sua inocência e pureza”. Francisco não citou diretamente os escândalos sexuais da Igreja.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
CNJ adia decisão sobre desembargador de MS investigado por dar ‘brecha’ para fuga de chefão do PCC
Desembargador é citado em operação contra venda de sentenças
Levantamento da Conab revela aumento de 35,3% na produção de grãos em MS
Enquanto área plantada cresceu apenas 3% em relação à safra anterior, a produtividade teve incremento de 31,2% e a produção de 35,3%
Uma semana após medicamentos serem reabastecidos, fila continua grande no CEM
Pacientes afirmam que ficam até 3 horas em fila para retirar medicamentos
Luana Piovani revela aos seguidores que vai raspar o cabelo: “última lavadinha”
Piovani contou aos seguidores que estava lavando o cabelo pela última vez, antes de raspá-lo
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.