Chefe do exército e outros três morrem em tentativa de golpe na Etiópia

O primeiro-ministro da Etiópia, Abiy Ahmed confirmou neste domingo (23) a morte do chefe do Estado-Maior do Exército, Seare Mekonnen, após tentativa de golpe de estado na região. Outro chefe militar, além do governador da região de Amhara e um assessor também foram mortos. Durante discurso na TV, o primeiro ministro afirmou que o golpe […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Primeiro-ministro da Etiópia
Primeiro-ministro da Etiópia

O primeiro-ministro da Etiópia, Abiy Ahmed confirmou neste domingo (23) a morte do chefe do Estado-Maior do Exército, Seare Mekonnen, após tentativa de golpe de estado na região. Outro chefe militar, além do governador da região de Amhara e um assessor também foram mortos.

Durante discurso na TV, o primeiro ministro afirmou que o golpe fracassado foi liderado por um oficial de alto escalão e outros militares do País. O porta-voz do primeiro-ministro Ahmed, informou em seguida, que a tentativa de golpe foi orquestrada pelo chefe de segurança da região, general Asamnew Tsige.

Em relação à morte de Mekonnen, o porta-voz contou que ele foi morto a tiros por seu guarda-costas poucas horas depois que uma tentativa de golpe em Amhara matou o presidente regional e seu assessor. Aos jornalistas, Setounm disse que “um esquadrão de choque” liderado pelo chefe de segurança de Amhara, Tsige, invadiu uma reunião do governo na tarde de sábado (22), ferindo o presidente regional Ambachew Mekonnen e outro funcionário, ambos mortos em decorrência de seus ferimentos.

Soldados das forças especiais estão posicionados próximos ao escritório do primeiro-ministro e patrulham as ruas da cidade.

Conteúdos relacionados