Estação espacial vai cair e fenômeno se assemelha às estrelas cadentes

A estação espacial Tiangong 1, de quase 8 toneladas, irá cair na Terra entre a manhã desse sábado (31) e a manhã de domingo (01). Segundo a ESA (Agência Espacial Europeia) apenas uma fração do volume total irá atingir a atmosfera terrestre, boa parte da estação acaba se desintegrando devido ao calor e à fricção durante a queda.

Quando esses resíduos finalmente caem se parecem com estrelas cadentes no céu. A estação está desativada desde 2016, quando a Agência Espacial Chinesa perdeu contato com estação, por isso não é possível prever exatamente o horário ou local da queda.

A Tiangong 1 é uma estação espacial desenvolvida pela Agência Espacial Chinesa, ela foi lançada ao espaço em 29 de setembro de 2011.

Ela faz parte do Projeto 921-2, que tem como objetivo a construção de uma estação espacial chinesa em vários módulos, a Tiangong 1 foi a primeira do projeto.

A estação foi desativada em março de 2016 e em seguida substituída pela Tiangong 2.

Acontece sempre

Segundo a ESA, a cada ano cerca de 100 toneladas de satélites desativados, espaçonaves sem controle e dejetos atingem a atmosfera terrestre.

Grande parte dos objetos acaba se fragmentando com o calor e fricção na entrada da atmosfera, os componentes se soltam e maioria das partes se desintegram. As que resistem em geral caem no mar e não causam estragos. 

Onde acompanhar

– A ESA (Agência Espacial Europeia) mantém um blog com informações diárias sobre a quedas da Tiangong 1.

– A corporação Aeroespacial, uma organização sem fins lucrativos, criou um site para acompanhar a trajetória da estação, também disponibilizaram animações no youtube para entender o fenômeno.

 

Imagens – Reprodução/TecMundo
Reprodução/Fraunhofer FHR