Sem computador, professor ensina desenhando PC na lousa em Gana

Fotografia viralizou e mobilizou comunidade a fazer doações

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Fotografia viralizou e mobilizou comunidade a fazer doações

Em Gana, a falta de estrutura das escolas pode ser constatada em diversos municípios, mesmo na capital Accra, a maior cidade do país africano. Na cidade de Kumasi, a situação não é diferente. Mas o empenho do professor Owura Kwadwo está mudando a realidade dos alunos de lá.

Owura publicou em seu Facebook uma foto do seu método para ensinar a disciplina de tecnologia de comunicação e informação aos seus alunos: ele desenha uma tela de computador idêntica a uma real em sua lousa, já que as crianças não têm acesso aos equipamentos de informática.

“Todo professor tem um modo de apresentar o assunto aos alunos. Esse é o meu jeito”, diz Owura na publicação em suas redes sociais que mostra uma foto sua em frente à lousa, que repercutiu internacionalmente e provocou uma discussão acalorada em Gana.

“Faço isso para que meus alunos entendam o que eu estou ensinando. Para que eles tenham ao menos uma noção do que poderiam ver se estivessem usando um computador”, disse Owura à imprensa. Ele garante que o método funciona e que os alunos gostam das aulas.Sem computador, professor ensina desenhando PC na lousa em Gana

Apesar de todos apoiarem a atitude do professor, parte da população se revoltou com a fotografia, que seria um exemplo do descaso do governo de Gana com a educação. Owura prefere ter esperança: “O governo ajuda e sei que eles possuem a educação em seu coração”, diz.

O debate entretanto trouxe mais do que só discussões na internet. Depois da publicação, muitos se comoveram em Gana e passaram a doar equipamentos de informática para a escola do professor. Owura disse que houveram tantas doações que é possível atender outras escolas da região.

Conteúdos relacionados