Petrobras e francesa Total assinam parceria para investir em eólica e solar
A Petrobras anunciou nesta terça (10) parceria com a francesa Total para avaliar projetos energia eólica e solar, acordo que sinaliza mudança estratégica da companhia após dois anos focada em acelerar a produção do pré-sal e recuperar suas finanças. “Já começamos a olhar um pouco mais adiante e decidimos dar mais atenção ao assunto de […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A Petrobras anunciou nesta terça (10) parceria com a francesa Total para avaliar projetos energia eólica e solar, acordo que sinaliza mudança estratégica da companhia após dois anos focada em acelerar a produção do pré-sal e recuperar suas finanças.
“Já começamos a olhar um pouco mais adiante e decidimos dar mais atenção ao assunto de renováveis”, disse o diretor de Estratégia da companhia, Nelson Silva. A busca de alternativas de baixa emissão de carbono foi incluída no plano de estratégico de 2018.
Segundo ele, a parceria vai avaliar oportunidades de investimentos em energias renováveis no Brasil. A princípio, a ideia é aproveitar áreas que a Petrobras já tem na região Nordeste. “A Total é uma empresa importante no setor [de renováveis], está adquirindo outras empresas, e nós temos áreas no Brasil. Vamos tentar fazer uma combinação dessas duas vantagens”, disse o executivo.
O acordo inclui a Total Eren, empresa adquirida pela petroleira francesa em duas etapas, em 2017 e 2018, que já tem uma capacidade instalada de 950 megawatts (MW). A Total tem também duas subsidiárias de energia solar, que atuam desde a fabricação de painéis à operação de parques geradores.
A Petrobras tem hoje parceria em quatro parques eólicos, com capacidade total de 104 MW. Desde 2015, vem se desfazendo de negócios não relacionados à produção de petróleo, gás e combustíveis, como fábricas de fertilizante e petroquímicas. Com a Total, assinou em 2016 aliança estratégica que resultou na transferência de fatias em campos do pré-sal e em duas usinas térmicas na Bahia.
Silva disse que ainda não há orçamento definido para a parceria em energias renováveis, mas o setor deve ganhar maior presença no novo plano de negócios da estatal, para o período entre 2019 e 2023, que ainda está em elaboração. O foco, porém, são novos projetos – embora aquisições de parques já em operação possam ser avaliadas. O executivo descartou, porém, participação em leilões de projetos que a Eletrobras colocará à venda.
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
- VÍDEO: Menino fica ‘preso’ em máquina de pelúcia durante brincadeira em MS
- VÍDEO: Honda Civic invade calçada e bate em poste na Avenida Bandeirantes
- Ação contra roubo de cargas prende um no Jardim Aeroporto em Campo Grande
Últimas Notícias
Mariana Rios expõe diagnóstico de doença rara: “Zumbido sem fim”
No The Noite, Mariana Rios revelou que foi diagnosticada com uma doença raríssima que a deixou com sequelas; entenda a situação
Em semana da segurança, Câmara aprova novo tipo de prisão em flagrante
Texto segue para análise do Senado
Vereadores aprovam reforma administrativa de Adriane Lopes que vai ‘enxugar’ contas da Prefeitura em 30%
A proposta foi reformulada para a criação de três secretarias executivas
‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
Bar foi alvo de denúncia há 4 meses e dono foi intimado para ir à delegacia
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.