A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou nesta segunda-feira (29) que a poluição do ar mata cerca de 600 mil crianças todos os anos.  Entre os mais afetados estão países da Ásia, África e América Latina. A Organização orientou os pais a realizarem algumas ações de prevenção.

Segundo o G1, a OMS aconselhou o uso de óleos menos poluentes para cozinhar e na calefação. É recomendado também que os pais evitem de fumar dentro de casa. Além disso, é necessário que os pais realizem petições para que os políticos limpem o meio ambiente.

“Isso é imperdoável. Toda criança deveria poder respirar ar limpo para que possam crescer e alcançar seu máximo potencial”, disse em comunicado o diretor geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus.

De acordo com relatório da organização, 93% das crianças do mundo são afetadas pela poluição do ar. Os sintomas causados são perda de inteligência, obesidade, infecções de ouvido. Há possibilidade de afetar a gravidez de mulheres, com partos prematuros e bebês natimortos.